Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Inpe oferece bolsa de pós-doutorado

Publicado em 14 setembro 2010

O projeto temático "Land use Change in Amazonia: Institutional analysis and modelling at multiple temporal and spatial scales", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), dispõe de uma bolsa de pós-doutorado, por um período de um ano, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT). A bolsa objetiva o desenvolvimento do subprojeto intitulado: "Construction of computational models and scenarios to represent the social interactions and institutional arrangements".

O projeto de pós-doutorado consiste, numa primeira etapa, em organizar trabalhos de campo e oficinas de cenários para diferentes estudos de caso, em paralelo à análise de imagens de Sensoriamento Remoto para entendimento da coevolução dos arranjos institucionais e uso da terra nestes casos de estudo. Numa segunda etapa, consiste em analisar os resultados dos diversos casos de estudo e está focado em atividades de integração e análise, conectando os resultados dos casos de estudo para estabelecer interrelações e um entendimento analítico dos processos sociais e institucionais de mudança em diferentes escalas.

O objetivo principal é extrair informações para a construção de modelos multiescala baseados nos resultados dos casos de estudo do projeto, incorporando os resultados obtidos sobre arranjos institucionais, processos de mudança do uso da terra e interações intrarregionais.

O pesquisador desenvolverá metodologias para a construção de modelos e cenários, combinando diferentes abordagens, da escala local para a regional. Também é esperado que o pesquisador contribua e lidere artigos científicos relacionados ao projeto.

O candidato deve ter título de doutor em Sensoriamento Remoto, no mínimo 10 anos de experiência no estudo do uso e ocupação da terra na Amazônia e em trabalhos de campo na região para levantamento de dados sócioeconômicos e de dados biofísicos, sólida formação em processamento de imagens orbitais e geoprocessamento para estudos de ocupação antrópica e conhecimento dos processos sociais e econômicos da região. O candidato deve ter motivação e disponibilidade para longos períodos em campo e viagens.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos até 24 de setembro: carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa com um breve relato de sua experiência, curriculum vitae completo e três cartas de recomendação.

Os documentos devem ser enviados para:

Dra. Ana Paula Dutra de Aguiar

Centro de Ciências do Sistema Terrestre - CCST

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe

Av. dos Astronautas, 1758, Jardim da Granja

12227-010, São José dos Campos, SP

Confira edital completo em português e inglês

Outras informações podem ser obtidas por e-mail endereçado à Dra. Ana Paula Dutra de Aguiar: anapaula@dpi.inpe.br.