Notícia

Guia do Estudante online

INPE oferece bolsa de pós-doutorado em Modelagem Ambiental

Publicado em 04 janeiro 2016

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) oferece uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado em Modelagem Ambiental no Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST). A vaga é para atuar no Projeto Temático Devil: promovendo segurança alimentar com disponibilidade restrita de terra, financiado pela FAPESP em parceria com o Belmont Forum.

O projeto propõe examinar os desafios globais e regionais na busca pela garantia da segurança alimentar atual e futura, considerando as limitações em área e de produtividade para a expansão agrícola. O estudo incluirá, por meio de modelagem socioambiental, uma avaliação sobre as interações e retroalimentações entre os fatores determinantes das mudanças de uso da terra e possíveis impactos na produção de alimentos e na segurança alimentar.

O bolsista desenvolverá pesquisa científica e irá liderar o trabalho de modelagem na componente brasileira do projeto, além de ser responsável por incorporar os dados e resultados dos modelos de uso e cobertura da terra no modelo FEEDME, uma plataforma de modelagem global de segurança alimentar desenvolvida pela Alberdeen University, no Reino Unido. Este projeto objetiva produzir uma série de artigos que serão publicados na literatura científica de alto impacto e informações que serão críticas aos geradores de políticas, à indústria e a outros tomadores de decisão.

Para concorrer à bolsa, os candidatos deverão ter doutorado em Conservação de Recursos Naturais ou Ciências Ambientais concluído há menos de sete anos, experiência comprovada em modelagem de uso e cobertura da terra, e também possuir conhecimentos de programação em R/ e LUA e sobre tema de interações e e retroalimentações entre dinâmicas de uso da terra e sistemas socioambientais no Brasil.

A inscrição pode ser feita até 10 de janeiro por meio do envio de currículo atualizado, carta de interesse (uma página) e nomes e dados de contato de três referências pessoais para o pesquisador principal Jean Pierre Henry Balbaud Ometto no e-mail jean.ometto@inpe.br.

Para saber mais clique aqui.