Notícia

Organics News Brasil

Inpe lança sistema de previsão de tempo e qualidade do ar simultâneo

Publicado em 30 março 2016

Nesta semana, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), lançou o BRAMS 5.2, uma nova versão do software regional de previsão de tempo e estudos climáticos.

A novidade do sistema é a unificação dos modelos de previsão de tempo e de qualidade do ar, usados atualmente pelo CPTEC, e a inclusão do modelo de superfície, um sistema que permite simular o ciclo de carbono e outros processos naturais ou causados pela ação humana.

Segundo o pesquisador do Inpe, Saulo Ribeiro de Freitas, “a unificação dos modelos de previsão de tempo e de qualidade do ar em um mesmo software possibilita simular de forma mais coerente e realista a interação do ecossistema da Amazônia com processos, como as emissões de aerossóis pelas queimadas, que modificam regimes de chuva, o nível da temperatura da superfície e têm impactos na saúde pública”.

Com a atualização do software, as previsões meteorológicas e de qualidade do ar da América do Sul terá resolução de 20 km e antecedência de 3,5 dias. Além de permitir a visualização da poluição atmosférica em megacidades, como São Paulo e o Rio de Janeiro.

O BRAMS foi baseado no Sistema de Modelagem Atmosférica Regional, desenvolvido no final da década de 1980 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil, pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Atualmente, o modelo brasileiro é usado pesquisadores brasileiros e de vários países, como a França, Portugal, Estados Unidos e Argentina, devido o papel da Amazônia no clima do planeta.

https://youtu.be/5GJzy6WTWvw

A nova versão do sistema BRAMS pode ser acessada em http://brams.cptec.inpe.br

Por EquipeONB

** Com informações da Agência Fapesp