Notícia

FGV

Inpe - Escritório local do CEDEST estuda vulnerabilidade social nos espaços urbanos

Publicado em 04 fevereiro 2010

Um escritório do Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais (CEDEST), voltado à pesquisa e produção de indicadores sociais para orientação de políticas públicas, será inaugurado nesta quinta-feira (4/2) no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

As atividades do escritório local do CEDEST serão desenvolvidas no âmbito do Programa Espaço e Sociedade e do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE.

Nosso foco está nos estudos de indicadores que podem ajudar a tratar a questão da vulnerabilidade social na escala das cidades, o que é fundamental nas pesquisas de impactos e adaptação às mudanças climáticas e ambientais para áreas metropolitanas , diz o pesquisador Antonio Miguel Vieira Monteiro, do INPE.

Antes da inauguração, às 16h15 no prédio do CST/INPE, haverá um seminário sobre a trajetória do CEDEST e suas principais iniciativas, como a execução do Mapa da Inclusão/Exclusão Social para a cidade de São Paulo. O evento começa às 14h30, no auditório da OBT/INPE.

O CEDEST foi criado em 2001 por pesquisadores do INPE, do Instituto Polis e da PUC-SP, onde está sua sede, por meio de projeto financiado pela Fapesp na área de políticas públicas.

Mais informações no site www.cedest.info