Notícia

Vale Paraibano

Inpe e Unicamp traçam mapa climático de Rio e S. Paulo (1 notícias)

Publicado em 14 de julho de 2009

Estudo coordenado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos, e pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vai mapear os riscos e impactos do aquecimento global em São Paulo e no Rio de Janeiro, as maiores cidades brasileiras.

Cerca de 30 especialistas nacionais e internacionais estão reunidos no Rio de Janeiro desde ontem, por um período de três dias, para tratar da questão. O painel de especialistas ocorre na Escola Nacional de Botânica Tropical, no Jardim Botânico.

O pesquisador Carlos Nobre, coordenador do projeto pelo Inpe, disse que o estudo vai traçar os principais impactos e propor ações para amenizar os efeitos do aquecimento global nas duas cidades.

O especialista afirmou que se trata de um mapeamento piloto que servirá para aplicação em outras regiões metropolitanas brasileiras. Os cientistas vão detalhar as vulnerabilidades a partir de um conjunto de dados sobre as duas cidades que inclui aspectos urbanos, socioeconômicos e geográficos, entre outros.

"Inicialmente, a proposta era promover esse estudo em mais oito regiões metropolitanas, entre elas, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre. Contudo, o trabalho foi restringido por causa de recursos financeiros", disse Nobre.

Entre os dias 20 e 22 de julho, painel semelhante será realizado sobre São Paulo, na Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

EFEITOS - O especialista declarou que o resultado do estudo será apresentado aos governos federal, estadual e municipal para a tomada de decisões sobre as ações que serão propostas para minimizar os efeitos do aquecimento global.

O estudo é financiado pela embaixada do Reino Unido, pela Rede Clima (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para as Mudanças Climáticas, com o apoio da Fapesp.

A previsão é que o mapeamento das vunerabilidades das maiores cidades brasileiras seja concluído até 2010. Nobre lembrou que deve ser elaborado um mapa completo dos impactos que as mudanças climáticas deverão provocar no país. "Será um mapeamento abrangente, de todos os ecossistemas existentes no país", disse o especialista do Inpe.