Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Inpe e Fapesp fecham parceria para impulsionar novas tecnologias

Publicado em 08 setembro 2015

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) fecharam um acordo para impulsionar projetos de desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas e equipamentos. Serão selecionadas propostas dentro do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas. O acordo foi assinado pelo diretor do Inpe, Leonel Fernando Perondi, e o presidente da Fapesp, Celso Lafer.

Segundo Perondi, as pesquisas vão ajudar o Brasil a ganhar espaço na indústria espacial. Ele lembrou a importância da colaboração para a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas e equipamentos, citando a parceria sino-brasileira, iniciada em 1988 e que resultou no projeto CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite), de desenvolvimento e lançamento de satélites.

"Nos próximos 20 anos essa vai ser uma indústria muito forte, e o Brasil poderá beneficiar-se disso".

O presidente da Fapesp, Celso Lafer, também avaliou a importância das pesquisas no setor aeroespacial, considerado estratégico para o desenvolvimento e a segurança do País.

"Uma característica importante dessas pesquisas é que elas terão uma forte ligação com o setor produtivo, o que deverá ajudar a dar impulso a uma atividade de vital importância para o avanço do conhecimento também neste segmento", disse.

Fonte: Fapesp