Notícia

Jornal do Brasil online

INPE desenvolve sistema de prevenção de desastres naturais

Publicado em 11 julho 2008

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) lança nesta sexta-feira um sistema que vai ajudar a prever desastres naturais provocados por extremos meteorológicos e climáticos. O Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Sismaden) será disponibilizado gratuitamente pela Internet e qualquer pessoa poderá se beneficiar dele - basta ter um computador com as configurações exigidas para o funcionamento do programa. A previsão é de que o software esteja disponível para download na próxima semana.

O Sismaden é baseado no cruzamento de dados hidrometeorológicos e mapas de risco. Os alertas podem ser úteis para a Defesa Civil, indústrias, planejadores urbanos e outros usuários que trabalhem com riscos de desastres naturais como enchentes e deslizamentos de terra.

O sistema foi projetado para permitir que esses dados sejam recuperados de uma base externa e incorporados à base de dados do Sismaden. Sempre que um novo dado meteorológico é incorporado à base de dados do sistema, análises são efetuadas, atualizando os alertas na base de dados. A existência de novos alertas ou a alteração de alertas já existentes é verificada rotineiramente e notificações são enviadas para os casos definidos como críticos.

O Sismaden foi desenvolvido pelo INPE com a colaboração do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Projeto Serra do Mar da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).