Notícia

JC e-mail

Inpe assina termo de uso do supercomputador climático no Dia do Meteorologista

Publicado em 14 outubro 2011

Em comemoração ao Dia do Meteorologista, promovida nesta sexta-feira (14) pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista, será assinado o acordo que estabelece as regras para o uso do supercomputador Tupã.

Destinado a previsão do tempo e estudos do clima, o supercomputador Tupã será compartilhado por centenas de cientistas e técnicos do Inpe, do Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais, da Rede Brasileira de Pesquisa em Mudanças Climáticas (Rede Clima) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas.

O Tupã rodará simultaneamente os modelos para a operação regular da previsão do tempo e clima e aqueles destinados aos estudos de mudanças ambientais globais. Estes podem simular os futuros efeitos no clima provocados, por exemplo, por alterações no Código Florestal ou as perspectivas com o uso de energias renováveis, entre outros possíveis cenários. A capacidade de processamento permitida pelo Tupã também é fundamental para a implantação do sistema nacional de monitoramento e alerta de desastres naturais.Participam do evento o diretor do Inpe, Gilberto Câmara; o coordenador do CPTEC/Inpe, Osvaldo Luiz Leal de Moraes; o chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CST/Inpe), José Marengo, entre outros dirigentes, cientistas e representantes da Rede Clima, do INCT Mudanças Climáticas e do Programa Fapesp.

Além da assinatura do Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement - SLA) pactuado entre as instituições, o evento, que inicia às 13h30, terá palestras sobre o CPTEC/Inpe e sua importância para a meteorologia nacional. Para falar sobre sua origem estará presente Luiz Gylvan Meira Filho, o primeiro coordenador do Centro. Já a história recente do CPTEC será apresentada por Maria Assunção Faus da Silva Dias, que também atuou na sua coordenação.

(Ascom do Inpe)