Notícia

Olhar Digital

Inpe adquire supercomputador

Publicado em 14 abril 2010

O site da Agência Espacial Brasileira anunciou hoje, 14, a aquisição de um novo supercomputador. A máquina, que está entre os vinte computadores mais rápidos do mundo, possibilitará ao país melhorar a qualidade de suas previsões meteorológicas e investir no desenvolvimento de cenários climáticos futuros globais e regionais para a América do Sul e outras áreas de interesse.

A máquina tem velocidade de processamento de 244 Teraflops por segundo, ou trilhões de operações por segundo (superior à maioria dos centros meteorológicos e de modelagem climática do mundo, de acordo com a top500.org) e colocará Brasil no seleto grupo de nações capazes de prever não apenas o tempo, com dois ou três dias de antecedência, mas também o clima, ao longo do século.

Uma de suas funções principais será rodar modelos de circulação global como os usados pelo IPCC (o painel do clima das Nações Unidas), para avaliar as mudanças climáticas.

O supercomputador de R$ 31,3 milhões foi comprado com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e entrará em ação no fim deste ano no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos.