Notícia

Jornal do Brasil online

Inpe abre inscrições para cursos de pós-graduação

Publicado em 16 julho 2006

Até o dia 31 de outubro, estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 2006, mais de 130 alunos iniciaram mestrado ou doutorado em Astrofísica, Engenharia e Tecnologia Espaciais, Geofísica Espacial, Computação Aplicada, Meteorologia e Sensoriamento Remoto.
Os interessados devem enviar o formulário de inscrição preenchido e com foto, acompanhado de três cartas de apresentação, curriculum vitae e histórico escolar de graduação; sendo que para se candidatar ao doutorado também é preciso enviar histórico de mestrado e cópia da dissertação. A seleção é realizada em dezembro, para início das aulas em março do próximo ano.
O regime de aulas dos cursos de pós-graduação do Inpe é de três períodos letivos por ano, sendo que alunos de mestrado são admitidos somente a partir do primeiro período e têm o prazo máximo de três anos para concluir o curso. Já os doutorandos podem ingressar no início de cada período e concluir o curso em até cinco anos.
Gratuita, a pós-graduação no Inpe oferece bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), bem como a possibilidade de solicitar tais bolsas à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e outros órgãos públicos e privados.
Os cursos de pós-graduação do Inpe foram instituídos gradativamente a partir de 1968, com a finalidade de formar recursos humanos altamente qualificados nas áreas de atuação do Instituto — 159 doutores e 1.072 mestres já se titularam pelo Inpe.
A ficha de inscrição está no site www.inpe.br/pos_graduação. Todos os documentos solicitados devem ser enviados para o Serviço de Pós-Graduação do Inpe, no endereço Avenida dos Astronautas, 1758 - Jardim da Granja, São José dos Campos, SP; CEP 12227-010 - Caixa Postal 515. Mais informações no site ou pelos telefones (012) 3945-6846 e 3945-6852.