Notícia

Canal Rural

Inpe abre centro na Amazônia para monitorar florestas tropicais

Publicado em 04 julho 2010

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Inpe inaugurou nessa quinta, dia 1ª, as instalações de seu Centro Regional da Amazônia CRA , que fará parte do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, em Belém PA .

O CRA-Inpe, que vinha operando desde 2009 nas instalações da unidade Amazônia Oriental da Empresa Brasileira de Agropecuária Embrapa , capacitará técnicos de outros países no monitoramento de florestas tropicais por satélite, trabalho que o instituto realiza há 20 anos na região.

A capacitação internacional será possível graças a um acordo entre o Inpe, a Agência Brasileira de Cooperação, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e a Agência de Cooperação Internacional do Japão.

Além da formalização do acordo, a cerimônia de inauguração da sede do CRA contou com o lançamento da parceria entre o Inpe e o Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento IRD, na sigla em francês , da França, que permitirá a distribuição de imagens do satélite SPOT Satélite para observação da terra, na sigla em francês para pesquisas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

AGÊNCIA FAPESP E INPE