Notícia

Amazônia

Inpa seleciona diretor

Publicado em 15 março 2010

Agência FAPESP

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está selecionando um profissional para o cargo de diretor da instituição. As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de abril.

Os candidatos dever ser pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados com competência profissional reconhecida, com visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica.

Outros requisitos para a vaga são: experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os funcionários do Inpa - levando em consideração a diversidade de áreas de atuação da instituição -, visão de futuro para a instituição e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do país, além de motivação para enfrentar novos desafios.

A seleção será realizada por um comitê de especialistas presidido por Ennio Candotti, coordenador do Museu da Amazônia (Musa). Os outros membros do comitê são Ima Célia Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi, José Seixas Lourenço, da Universidade Federal do Oeste do Pará, Marilene Corrêa da Silva Freitas, da Universidade Estadual do Amazonas, e Tatiana Deanne de Abreu Sá, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Para participar da seleção, os candidatos devem enviar documentação que inclui carta solicitando inscrição, curriculum vitae detalhando a produção científica e texto de até cinco páginas descrevendo sua visão de futuro para o instituto e a aderência do projeto de gestão com o Plano Diretor do Inpa.

Além da avaliação dos documentos, o processo seletivo inclui apresentação pública do plano de gestão para o Inpa e entrevista privada dos candidatos com o Comitê de Busca. A seleção dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao ministro do MCT. Esse sistema de escolha de dirigentes é praticado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) para os cargos de direção de todas as suas unidades de pesquisa.

Link: http://www.agencia.fapesp.br

Mais informações: www.mct.gov.br