Notícia

Rádio Coopnews

Inpa realiza Workshop para discutir as dimensões científicas, sociais e econômicas do desenvolvimento da Amazônia

Publicado em 14 agosto 2018

Nesta quinta-feira (16), acontece no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) o Workshop “As dimensões científicas, sociais e econômicas do desenvolvimento da Amazônia”, das 8h30 às 17h, no Auditório do Bosque da Ciência. O evento é organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Inpa e Wilson Center.

Conforme os organizadores, o objetivo do workshop é divulgar os resultados de pesquisas da Fapesp sobre o bioma Amazônico, e discutir de modo interdisciplinar os fatores científicos, sociais e econômicos do desenvolvimento da Amazônia. Serão abordados aspectos climáticos sobre o funcionamento ecológico, biodiversidade e as concepções socioeconômicas associadas ao atual projeto de desenvolvimento amazônico.

A sessão de abertura será às 9h, seguida da saudação do ambientalista e biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, via vídeo. Lovejoy é patrono do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF/Inpa). À frente do evento está o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Artaxo, que fará uma palestra sobre Interações entre o funcionamento da floresta amazônica e o clima. Artaxo também é gerente do Comitê Científico do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA/Inpa/MCTIC).

Entre os dez palestrantes estão dois pesquisadores do Inpa. Um deles é o coordenador de Pesquisas do Inpa, o pesquisador Paulo Maurício Alencastro Graça, que falará sobre a contribuição das pesquisas científicas do Inpa ao desenvolvimento regional. “Não é possível termos um desenvolvimento regional sustentável sem uma base científica sólida, com o risco de cometermos erros do passado, de uma economia baseada em atividades que levam à degradação e supressão da floresta, colocando em risco o bioma amazônico”, afirmou.

Outra palestrante do Inpa é a pesquisadora Maria Teresa Fernandez Piedade, que abordará alguns dos conceitos e a origem da discussão mundial e nacional sobre biodiversidade e sustentabilidade. “Para ilustrar essas questões complexas, em um segundo momento serão apresentados exemplos da biodiversidade amazônica, suas principais ameaças, vetores que propulsionam essas ameaças e, consequentemente, colocam em risco sua sustentabilidade”, adiantou Piedade, que também coordenadora do projeto Pesquisa Ecológica de Longa Duração – Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas úmidas (Peld/Maua).

No evento também serão debatidas iniciativas empresariais e de organizações não-governamentais de pesquisas e seus papeis no desenvolvimento sustentável na Amazônia. A entrada no workshop é gratuita. Mais informações, como a programação do evento, podem ser obtidas pelo endereço .