Notícia

Gestão C&T

Inovatec 2007 destaca necessidade de aproximar instituições de pesquisa e empresas

Publicado em 02 agosto 2007

A Feira de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Centros de Pesquisa e Universidades (Inovatec 2007) foi aberta na manhã de quarta-feira (1º), em São Paulo (SP).

Segundo notícia da Agência Fapesp, o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Cláudio Vaz, destacou a importância da inovação tecnológica aos cerca de 200 representantes do setor privado e de universidades e institutos de pesquisa brasileiros. O objetivo do evento é aproximar as ofertas das instituições de pesquisa e as demandas dos setores industriais.    

Já o presidente da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei), Hugo Borelli Resende, comentou os resultados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) 2005, divulgada na última terça-feira (31). 

 "O que mais chama a atenção é que, na Pintec 2003, do universo de pouco mais de 28 mil empresas inovadoras, apenas 1,2 mil declararam realizar pesquisa e desenvolvimento de maneira contínua. E esse número é praticamente o mesmo na Pintec 2005. A questão da falta de continuidade nas atividades de P&D, a raiz da inovação, precisa ser o centro das discussões nas empresas", ressaltou, segundo a Agência Fapesp. 

O presidente da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), Roberto Nicolsky, cobrou uma atuação mais efetiva do governo como facilitador da integração entre instituições de pesquisa e empresas.

"Essa integração só ocorre no plano individual. Dificilmente se consegue estabelecer uma parceria no plano institucional. Portanto, temos uma lacuna para a criação de novos mecanismos de ação que estejam incluídos em uma agenda comum compartilhada por ambas as partes. Nesse sentido, contamos com um terceiro ator, o governo, que deve fazer o papel de facilitador com um ambiente legal favorável a essa cooperação", afirmou, em notícia da Agência Fapesp. O evento será encerrado nesta sexta-feira (3).

Para saber mais, acesse www.feirainovatec.com.br.