Começa nesta quarta-feira, em SP, a Ia Conferência Internacional de Tecnologia Social. O evento vai até sexta-feira, no Pavilhão de Exposições do Anhembi
Mostrar os efeitos da utilização da tecnologia na expansão de negócios nos mercados nacional e internacional.
Para alcançar esse objetivo, a terceira edição do Salão de Inovação Tecnológica - Brasiltec 2004, que será aberta nesta quarta-feira, em SP, pretende reunir os mais importantes projetos científicos com relevância económica e social desenvolvidos pelos setores nacionais.
Além de incentivar o intercâmbio científico em pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre incubadoras, empresas, parques tecnológicos, Universidades e institutos de pesquisa, a idéia dos organizadores do evento, que será encerrado no dia 20, é aproximar os agentes que produzem e financiam a inovação tecnológica, promovendo a ampliação da capacidade competitiva brasileira no mercado internacional.
A Brasiltec 2004 contará com delegações de países como China, Rússia, Coréia do Sul, EUA e Vietnã.
Deverão estar presentes na cerimônia de abertura do evento, marcada para às 12h30, representantes do governo federal, como os ministros Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação, e Eduardo Campos, da Ciência e Tecnologia, além de especialistas internacionais, empresários, secretários estaduais de C&T e representantes de fundações de amparo à pesquisa.
O governador de SP Geraldo Alckmin e a prefeita da Capital, Marta Suplicy, também devem comparecer.
Centros de pesquisa e Universidades mostrarão no encontro como estão transferindo tecnologias avançadas para os setores produtivos compondo com a empresa privada e o setor governamental o tripé necessário para a articulação de uma política nacional de base tecnológica.
Entre os destaques do evento está à apresentação de projetos de pesquisa aplicados às novas políticas públicas sociais e de geração de emprego e renda.
Destinado a acadêmicos, cientistas, institutos de pesquisa, investidores e órgãos financeiros, o evento contará também com a realização da Ia Conferência Internacional de Tecnologias Sociais, promovida pelo governo federal para abordar inovações voltadas para a solução de demandas sociais que tenham como objetivo a melhoria da qualidade de vida.
O Congresso Habitar 2004, por sua vez, pretende refletir sobre questões de infra-estrutura, convergência de tecnologias e o mercado de automação residencial.
A primeira edição do Fórum e Salão do Alimento Inteligente irá debater ainda temas como a biotecnologia e o futuro da alimentação, segurança alimentar, alimentos funcionais e exportação.
Além disso, foi construído ao lado do pavilhão de exposições do Anhembi o Hotel Inteligente, reunindo modernas tecnologias de segurança, cadastramento, acesso, software e hardware destinados à construção civil.
A Fapesp estará presente no evento com uma exposição do curso PIPE Empreendedor, onde os participantes irão apresentar os resultados de seus projetos de pesquisa.
O programa tem o objetivo de capacitar os integrantes do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE), da fundação paulista.
O curso contou com a participação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de SP (Sebrae-SP) e do Instituto Empreender Endeavor.
Salão de Inovação Tecnológica (Brasiltec 2004)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi Dia: 17 a 20 de novembro - das 15h às 22h
Mais informações: http://www.brasiltec.com.br
(Agência Fapesp, 17/11) BR
JC e-mail 2648, de 17 de Novembro de 2004.
Notícia
Jornal da Ciência online