Notícia

Agecom da UFSC

Inovação Tecnológica

Publicado em 21 outubro 2010

Diretor científico por 12 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), uma das mais importantes agências de fomento à ciência e Tecnologia no Brasil, o físico José Fernando Perez ministra palestra sobre inovação tecnológica na próxima quinta-feira, 21 de outubro, na UFSC. Atual diretor-presidente da Recepta Biophama, empresa de biotecnologia na área de saúde humana, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento, Perez é um dos convidados da UFSC para sua Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. A palestra, aberta ao público, acontece no dia 21 de outubro, às 18h, no auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Peres é convidado do Departamento de Inovação tecnológica, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC, para abordar a importância da inovação na formação dos estudantes. Vai falar também sobre o modelo de inovação da Recepta Biopharma, a empresa de biotecnologia que preside e que desenvolve novas drogas para o tratamento do câncer.

A Recepta Biopharma é uma empresa de biotecnologia dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de anticorpos monoclonais. Anticorpos monoclonais são moléculas biológicas com a capacidade de reconhecer e de se ligar a alvos específicos em tumores e estimular uma ação do sistema imunológico voltada apenas às células tumorais.

A empresa nasceu com um modelo inovador, baseado em parcerias com universidades, institutos de pesquisa e hospitais, buscando otimizar o aproveitamento da excelência científica e tecnológica do sistema de pesquisa do país. Com a colaboração de cientistas de comprovada competência e experiência internacional, a empresa faz inovação tecnológica em biotecnologia para responder às necessidades da sociedade e do mercado brasileiro. Um dos principais parceiros da empresa é o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, com sede em Nova York.

Jose Fernando Perez é engenheiro eletrônico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, bacharel e mestre em Física pela Universidade de São Paulo e doutor pela Escola Politécnica de Zurique. Foi professor titular do Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da USP e Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) de 1993 a 2005.