Notícia

TN Sustentável

Inovação tecnológica em biocombustíveis na mira de Peugeot-Citroën e FAPERJ

Publicado em 28 outubro 2013

A iniciativa do conglomerado automotivo francês PSA Peugeot-Citroën em estabelecer uma parceria voltada para a inovação tecnológica nas áreas de biocombustíveis e motores, representa uma importante evolução e ampliação no foco da empresa desde sua instalação no Brasil. Assim o consultor em Tecnologia e Emissões da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, analisa a nova parceria da PSA com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

“A empresa ganha pontos ao voltar seus esforços à promoção da inovação em áreas tecnológicas que são do interesse do Brasil, ampliando sua visão de negócios da época em que se instalou no País, quando concentrava seu foco na liberação da comercialização de carros a diesel," explicou Szwarc. Ele lembra ainda que o novo acordo é uma extensão do trabalho conjunto que a empresa já desenvolve com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A nova iniciativa prevê investimentos de R$ 1,6 milhão, voltados para o desenvolvimento de produtos e processos na cadeia produtiva do setor automotivo do Estado do Rio de Janeiro. O convênio foi assinado em 10/10/2013 durante a cerimônia de abertura da 3ª Feira FAPERJ de Ciência, Tecnologia & Inovação, no Centro Cultural da Ação da Cidadania (CCAC), no Rio de Janeiro.

Serão selecionados, por meio de um edital, projetos desenvolvidos por pesquisadores atrelados a instituições de ensino e pesquisa dentro do Estado, que tenham como objetivo o estudo e fornecimento de soluções para temas na área de motores, biocombustíveis e adaptação de motores para biocombustíveis.

O diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Design para a América Latina da PSA Peugeot-Citroën, François Sigot, enfatiza que a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil é referência mundial dentro do Grupo nas áreas de biocombustíveis e materiais verdes. “Esta parceria com a FAPERJ permitirá colocar lado a lado nossos especialistas e pesquisadores brasileiros para a troca de know-how e o desenvolvimento de estudos que contribuam para tornar mais eficientes e sustentáveis motores e biocombustíveis no País,” afirmou.

A parceria une a expertise da PSA Peugeot-Citroën, segunda maior montadora da Europa, que está presente industrialmente no Brasil desde 2001, com a da agência de fomento à ciência, tecnologia e inovação do Estado do Rio de Janeiro, que é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. O trabalho conjunto visa estimular atividades nas áreas de biocombustíveis e motores, apoiando de maneira ampla projetos e programas de instituições acadêmicas, de pesquisa, além de micro e pequenas empresas de base tecnológica sediadas no Estado.

Por: Redação TN / UNICA