Notícia

Jornal da Unesp

Inovação na higiene bucal

Publicado em 01 julho 2014

Por Fernanda Vilela

A OralGift, empresa com 12 anos de experiência na área de higiene bucal, em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e a Nanox Tecnologia, lançou uma nova linha de produtos com a tecnologia NanoxClean. Fabricados com nanoestruturas de prata incorporadas à matéria-prima, os produtos têm uma superfície protegida da ação de microrganismos e bactérias.

Os responsáveis pelo trabalho explicam que os ambientes úmidos, especialmente os banheiros, apresentam uma grande quantidade de bactérias e fungos. Quando as escovas de dente são deixadas expostas, a possibilidade de contaminação é alta.

A tecnologia de incorporação de nanoestruturas de prata elimina 99% das bactérias e fungos que se acumulam em porta-escovas e suportes de escovas de dente, estojos utilizados para guardar essas escovas e nos higienizadores de língua. A tecnologia também será aplicada em fios dentais e seus refis.

O diretor do CDMF, Elson A transformação do conhecimento em riqueza para o país”, comenta.

SOBRE O CDMF

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), com apoio da Fapesp e do CNPq, com participação da Unesp, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

NANOX

A Nanox Tecnologia tem sede em São Carlos e nasceu de um projeto desenvolvido por três jovens estudantes da UFSCar. O trabalho foi aperfeiçoado durante a pós-graduação no IQ da Unesp. A empresa foi uma das primeiras no setor de nanotecnologia do Brasil e hoje é considerada a maior da área em nível nacional, sendo a primeira empresa brasileira a exportar nanotecnologia

Conheça o CDMF: <http://cdmf.org.br/> <https://www.facebook.com/ INCTMNCMDMC>

Setor de Comunicação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)