Durante a Fenasucro 2023, um dos destaques foram as soluções em processos Biotecnológicos industriais apresentados pela Bioprocess Improvement.
Em entrevista exclusiva dada ao portal Visão Agro, Marcelo Ventura Rubio, co-fundador da Bioprocess, comentou sobre as soluções inovadoras e a jornada da empresa.
“ Como uma startup de tecnologia, estamos empenhados em trazer uma série de soluções inovadoras para a frente. Este evento tem sido uma plataforma notável para mostrar nossas ofertas. ” Afirmou Marcelo.
Questionado sobre o impacto do segundo ano consecutivo como expositor na Fenasucro, Marcelo comentou:
“ Nossa experiência neste ano foi excepcionalmente positiva. Em comparação com a estreia no ano passado, amadurecemos nossas tecnologias e agora apresentamos soluções mais próximas da validação em escala industrial. Essa mudança atraiu maior interesse e envolvimento do cliente. Agora podemos discutir detalhes técnicos e promover interações significativas. Nossa participação este ano foi realmente proveitosa.”
Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos
Marcelo também falou sobre as soluções tecnológicas que a Bioprocess entrega para o setor bioenergético.
“A gente tem uma parte de biotecnologia e a parte de engenharia de bioprocessos. Na parte de biotecnologia, a gente tem a tecnologia de controle biológico. Que é um controle da contaminação bacteriana num processo fermentativo, que é o coquetel de bacteriófagos. E ele viria para substituir ou trabalhar junto com os antibióticos que hoje tem no mercado. A gente tem ensaios de que reduz a contaminação, a gente tem ensaios que tem mostrado ganhos de eficiência do processo e tudo isso de uma forma sustentável. Que reduza a dependência de químicos e a gente consegue melhorar o processo como um todo.
Além disso, a banha, o braço dela tem mais outro setor, que é uma parte de engenharia de processos. Na engenharia de processos, a gente trabalha com a parte de biorrefinaria virtual, prototipagem virtual, e a gente trabalha também com sensor virtual, que é a tecnologia que a gente trouxe aqui para a feira esse ano.”
Sobre a Bioprocess:
A Bioprocess Improvement é uma startup focada em processos biotecnológicos industriais (bioprocessos), fundada em 2018, localizada em Campinas, SP, incubada na Unicamp e que tem diversos projetos financiados pela FAPESP dentro da modalidade PIPE.
Desenvolve projetos do tipo Plataforma (aplicável em diferentes setores produtivos) e possuí atuação Global.
A Bioprocess Improvement tem como missão ser uma empresa global de inovação tecnológica reconhecida pela excelência no conhecimento científico e tecnológico.
Para saber mais, acesse: www.bioprocessimprovement.com