Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Inovação em Botucatu

Publicado em 07 dezembro 2009

Agência FAPESP - A partir de 2010, o município de Botucatu terá uma unidade da Agência Unesp de Inovação (Auin), órgão ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O termo de compromisso para a instalação da agência no município foi assinado pelo reitor da Unesp, Herman Cornelis Jacobus Voorwald, e pelo prefeito de Botucatu, João Cury Neto, em novembro, durante o 2º Seminário Paulista de Inovação e Parques Tecnológicos, realizado pela Faculdade de Ciências Agronômicas.

A Auin foi criada a partir do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unesp e tem como objetivos o fomento à pesquisa aplicada, o suporte a questões relativas à proteção intelectual e propriedade intelectual, a promoção do envolvimento com incubadoras de empresas de base tecnológica, a interação com empresas juniores, a busca de parcerias com parques tecnológicos, entre outras atribuições.

Regida pela Lei de Inovação Tecnológica, a lei exige que todo contrato de transferência de conhecimento de uma instituição pública para a sociedade seja intermediado por um núcleo de inovação tecnológica.

De acordo com o reitor da Unesp, o trabalho da Auin se justifica pelo próprio amadurecimento da comunidade universitária que, segundo ele, está cada vez mais atenta à necessidade de empreender.

"Esse tipo de ação faz parte do papel social da instituição. A criação da agência foi uma iniciativa do Conselho Universitário, que, em última instância, representa o sentimento da nossa comunidade, que quer ver seus pesquisadores terem o apoio na defesa da propriedade intelectual", disse Voorwald, que também é conselheiro da FAPESP.

Em outubro, a Auin inaugurou a nova sede, localizada no campus da Barra Funda, em São Paulo, e, desde então, vem promovendo uma série palestras e ações para divulgar melhor suas ações.

Mais informações: www.auin.unesp.br