Notícia

Difundir

Inovação e sustentabilidade também estarão em pauta na Mercopar

Publicado em 25 setembro 2012

Caxias do Sul/RS - Além de proporcionar o encaminhamento de negócios, a troca de experiências e o relacionamento comercial entre empresários de diversos segmentos, a Mercopar também é sinônimo de muita informação e conhecimento. Durante a 21ª edição da Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que acontece de 2 a 5 de outubro no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, será possível participar de uma programação paralela especialmente preparada para a classe empresarial, com especialistas que abordarão temas como inovação e sustentabilidade. A participação é gratuita, com vagas limitadas, e as inscrições podem ser feitas pela Central de Relacionamento Sebrae/RS, pelo telefone 0800 570 0800.

 No segundo dia da feira, 3 de outubro, a partir das 18h, o Cientista-Chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour, que coordena a área de pesquisa na filial brasileira da companhia, fará a palestra "Inovação, competição e lucratividade: o que uma coisa tem a ver com a outra?". Esta atividade faz parte de um novo modelo de pesquisa que pratica o conceito de “ciência como negócio". Gandour é funcionário da IBM há cerca de 20 anos. Sua responsabilidade inicial na empresa foi dedicada à Informática em Saúde. Neste segmento, atuou no desenvolvimento de soluções e estratégias de marketing. Mais recentemente, foi gerente de Novas Tecnologias, estabelecendo um efetivo canal de colaboração entre os laboratórios da IBM Research Division e o mercado local. É graduado em Medicina pela Universidade de Brasília e PhD em Ciências da Computação.

MESA REDONDA - No dia 4 de outubro, a partir das 18h30min, será realizada uma mesa-redonda, com mediação do jornalista gaúcho Affonso Ritter, onde a sustentabilidade estará em pauta. O tema "Produção Mais Limpa no Contexto da Sustentabilidade" será abordado por Fernando Almeida, que possui mais de 30 anos de experiência profissional nos setores empresarial, governamental e acadêmico. Como escritor, conferencista e estrategista, tem ajudado empresas a alinhar a responsabilidade socioambiental com o sucesso do negócio. Como comunicador, desenvolveu a capacidade de expor os problemas de forma realística, criando caminhos estratégicos seguros para moldar uma visão interna consistente na instituição. Recentemente lançou o Livro Desenvolvimento Sustentável 2012-2050 - Visão, Rumo e Contradições, durante a Rio+20. Já escreveu mais de oito livros sobre sustentabilidade e inúmero artigos.

Já o tema "Muito Além da Economia Verde" será abordado por Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP, pesquisador do CNPq e coordenador do Projeto Temático FAPESP sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil. Possui Pós Doutorado em Ciências Sociais e Políticas e atualmente preside o Conselho Acadêmico do Instituto Akatu. Autor do livro Muito Além da Economia Verde. Este evento, realizado em parceria com a Fundação Proamb, faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia.

A Mercopar envolve empresas de vários setores, entre eles os de Automação Industrial, Borracha, Eletroeletrônico, Energia e Meio Ambiente, Metalmecânico, Movimentação e Armazenagem de Materiais, Plástico, e Serviços Industriais. O evento é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. informações podem ser obtidas no site www.mercopar.com.br.

De Zotti - Assessoria de Imprensa