Notícia

Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Inovação e Estratégia na Idade Moderna — O Papel Pioneiro de Portugal

Publicado em 05 junho 2008

A Agência USP de Inovação, da Universidade de São Paulo, inicia no próximo dia 11 o Ciclo de Palestras sobre Criatividade, Inovação e Empreendedorismo.

“Inovação e Estratégia na Idade Moderna – O Papel Pioneiro de Portugal” será o tema da primeira palestra, a ser proferida por Tessaleno Campos Devezas, professor da Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal.

Devezas abordará, entre outros pontos, o pioneirismo de Portugal na introdução dos caminhos marítimos para a troca de informações e produtos em substituição aos caminhos terrestres iniciados pelos romanos cerca de dois milênios antes.

O palestrante leciona na UBI um conjunto de disciplinas na área de materiais e também a disciplina de técnicas de previsão. Coordena ainda o Grupo de Trabalho em Previsão Tecnológica e Teoria da Inovação e é membro do corpo consultivo dos periódicos Technological Forecasting & Social Change e Journal of Sociocybernetics.

Foi professor associado no Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro, entre 1981 e 1983, e pesquisador sênior no Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos (SP), entre 1983 e 1990. Em 1992, transferiu-se para Portugal.

A palestra será realizada das 11h30 às 12h30, na Sala Bandeirantes do prédio da Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP.

A inscrição deve ser feita por e-mail para inovacao@usp.br, com o título “Ciclo de Palestras sobre Criatividade, Inovação e Empreendedorismo”.

Mais informações: www.inovacao.usp.br

Fonte: Agência FAPESP