Notícia

Envolverde

Inmetro inaugura unidade móvel de telecomunicações

Publicado em 02 outubro 2009

Por Redação da agência Fapesp

Novo laboratório, instalado em uma van, iniciará atividades medindo qualidade do sinal de rádio digital em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) inaugurou o Laboratório Móvel de Telecomunicações e TV Digital. A unidade móvel será usada para medir a qualidade do sinal de novas tecnologias como TV Digital, Rádio Digital, 3G e WiMax (tecnologia de acesso sem fio à internet em banda larga) em todo o Brasil.

Lançada no campus do Inmetro em Xerém (RJ), a unidade móvel iniciará seus trabalhos com testes para medir especificamente a qualidade da rádio digital, que está em fase experimental no Brasil. O instituto foi designado pelo Governo Federal como o responsável pela padronização da rádio digital em âmbito nacional.

Na próxima semana, o laboratório, que funciona em uma van, seguirá para São Paulo para realizar a avaliação da qualidade do sinal de rádio digital na cidade. Em seguida, a unidade partirá para Brasília e Belo Horizonte.

A estrutura do laboratório conta com três analisadores de espectro de sinal, um mastro telescópico de 13 metros, equipamento de TV de alta definição, aparelho de drive test, gerador e ar condicionado.

Oito pesquisadores do Inmetro se revezarão nos testes realizados pela unidade móvel. A partir dos dados coletados em campo, poderão ser adotadas medidas para melhorar a recepção dos sinais nas cidades onde forem constatadas deficiências.

O Inmetro atuará, nesta primeira fase, em conjunto com o Ministério das Telecomunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O projeto foi realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), com investimentos de R$ 500 mil.

Mais informações: http://www.inmetro.gov.br

(Envolverde/Agência Fapesp)