Notícia

Portal da Enfermagem

Iniciativa da Unicamp reúne projetos relacionados a memórias da pandemia

Publicado em 10 novembro 2021

Por Agência FAPESP*

O Centro de Humanidades Digitais (CHD), vinculado ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), tem mapeado projetos de profissionais e instituições de diferentes áreas que arquivam experiências de pessoas durante a pandemia de COVID-19.

Dentre os projetos catalogados pelos profissionais do CHD há, por exemplo, trabalhos voltados para a coleta de narrativas sobre maternidade na pandemia e estudos sobre o enfrentamento da COVID-19 em favelas.

O acervo recebeu o nome de CoronaArquivo e está disponível no site do CHD . Entre os conteúdos já incluídos há podcasts, livros, cartas e narrativas de história oral.

Os pesquisadores do CHD desenvolvem um trabalho interativo na catalogação dos projetos: ao mesmo tempo em que monitoram a ocorrência de eventos e pesquisas voltados para a memória da pandemia, recebem contribuições do público para o processo de catalogação.

Após realizarem um tratamento dos dados, que incluem a descrição dos nomes, Estados de origem e formas de coleta de cada projeto, os pesquisadores apresentam as informações ao público com uma linguagem dinâmica.

O CoronaArquivo está em constante processo de avaliação e seus pesquisadores pretendem utilizar outros programas de tratamento de dados.

Interessados que organizam projetos de memória da pandemia do novo coronavírus ou conhecem algum trabalho que ainda não esteja no site da iniciativa podem contribuir para a catalogação de novos projetos ao preencher formulário on-line .