Notícia

Observatório do 3° Setor

Iniciativa da Unicamp promove a criação de curtas sobre Física

Publicado em 25 setembro 2019

Projeto Anima Física pretende atuar como uma ferramenta de divulgação científica para estudantes, professores e o público em geral

Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), um grupo de estudantes e pesquisadores do Instituto de Física da Unicamp está desenvolvendo um curta-metragem de animação para falar sobre Física de Partículas.

Essa produção resultou no projeto Anima Física, que pretende ser uma ferramenta de divulgação científica voltada para estudantes, professores e o público em geral.

A parte artística é encabeçada pelo cineasta e animador Maurício Squarisi, codiretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Já a idealização do projeto veio do professor Marcelo Moraes Guzzo, do Instituto de Física da Unicamp, que se inspirou em uma animação que contava a história do café e seus impactos na economia brasileira. A narração com detalhes, curiosidades e de forma didática chamou a atenção do professor.

A produção do roteiro foi acompanhada de perto pelo físico como forma de garantir a transmissão correta das informações técnicas, dos conceitos e das nomenclaturas.

A animação ‘Quarcks e Léptons’, produzida pelo Anima Física, conta a história de Mari, uma garota filha dos professores Duda e Pedro, que faz uma aposta com o pai para conseguir ingressos para o show da sua banda favorita.

O curta já está em processo de finalização e deve ser lançado ainda em 2019.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

(Foto: )