Notícia

ABC - Academia Brasileira de Ciências

Iniciativa da FAPESP promoverá série de conferências internacionais sobre temas estratégicos

Publicado em 22 junho 2021

Por Agência FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) inaugura na próxima quarta-feira (23/06), às 10 horas, a série Conferências Fapesp 60 anos . A iniciativa prevê a realização de 18 conferências mensais online, com temas estratégicos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, que serão apresentadas por renomados especialistas do Brasil e do exterior. As conferências integram a agenda de celebração dos 60 anos da Fundação, comemorados em 23 de maio de 2022.

A primeira conferência será proferida pelo membro titular da ABC Celso Lafer e terá como tema “Ciência e diplomacia”, assunto em evidência por conta das mudanças climáticas e da produção de vacinas contra a COVID-19.

“Os temas científicos foram aos poucos se tornando mais importantes na pauta das nações e do mundo. A contribuição do conhecimento científico sobre essas matérias é agora indispensável nas mesas de negociações diplomáticas. Representantes de nações que não tiverem informações científicas de qualidade ficam em desvantagem em qualquer conversação”, disse Lafer à Agência FAPESP.

Além de membro da ABC, Lafer também integra a Academia Paulista de Letras e é embaixador da Fapesp. Hoje, o pesquisador é considerado uma das maiores referências em diplomacia do país, com dezenas de publicações sobre o assunto. É professor emérito do Instituto de Relações Internacionais e da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), tendo concluído mestrado e doutorado na Universidade Cornell (EUA).