Notícia

Universia Brasil

Iniciação Científica nos EUA abre nova chamada

Publicado em 08 setembro 2009

O Programa Piloto de Estágio de Iniciação Científica nos Estados Unidos, na área de Química, tem nova chamada lançada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O projeto é uma parceria entre as universidades norte-americanas, National Science Foundation e de universidades paulistas. As propostas devem ser apresentadas até o dia 23 de outubro.

A chamada tem como objetivo selecionar estudantes de graduação que sejam bolsistas de Iniciação Científica da Fapesp ou de outras agências na área de Química, para desenvolver projetos de pesquisa durante 12 semanas sob supervisão de pesquisadores de instituições americanas. O período de vigência da bolsa será de 11 de janeiro a 31 de março de 2010.

Podem se candidatar estudantes que tenham bolsas de iniciação científica e sejam orientados por docentes que tenham, também em vigência, Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático apoiados pela FAPESP. Para participar, os candidatos devem ter desempenho acadêmico destacado, experiência na realização de trabalhos de pesquisa científica e domínio da língua inglesa.

Cada um dos selecionados receberá até US$ 800 mensais, custeado pela Fundação na forma de aditivo especial caso o estudante seja bolsista FAPESP. Se o escolhido receber bolsa de outra agência, o auxílio se dará na forma de pagamento de custos de viagem por meio do Projeto de Auxílio à Pesquisa FAPESP e a quantia será de responsabilidade do orientador.

As despesas de moradia serão custeadas pelo projeto financiado pela National Science Foundation ou pelas universidades americanas, em valor estimado de até US$ 1.500. Gastos com passagem aérea, seguro-saúde e despesas de visto serão custeados pela Reserva Técnica de Projeto de Auxílio à Pesquisa ou pelas instituições paulistas participantes.

Mais informações sobre a chamada no site http://www.fapesp.br/materia/5323.