Notícia

Plantão News (MT)

Iniciação científica em bioecologia de vetores com bolsa da Fapesp

Publicado em 31 julho 2018

O projeto de pesquisa “PDIP/SUCEN – Estudo da associação de atrativos químicos: incrementar a vigilância e o monitoramento entomológicos voltados às famílias Diptera: Culicidae e Psychodidae, vetores de doenças”, apoiado pela Fapesp, dispõe de uma oportunidade de iniciação científica com bolsa da Fundação.

O prazo de inscrição termina em 10 de agosto de 2018. O projeto é conduzido no Centro de Pesquisa e de Desenvolvimento Tecnológico para a Vigilância e Controle de Vetores em São Paulo (SP).

Fazem parte das atividades que o bolsista exercerá: criação e manutenção de insetário de Aedes aegypti, Lutzomyia longipalpis e Lutzomyia intermedia; participação nos testes com atrativos para cada espécie-alvo em condição controlada em laboratório; e participação nos testes com atrativos para cada espécie-alvo utilizando armadilhas elétricas em condições controladas e pré-teste em campo.

O candidato deverá estar iniciando o terceiro semestre da graduação dos cursos de Ciências Biológicas ou Biomedicina ou áreas correlatas e ter disponibilidade para 25 horas semanais. É desejável que o candidato saiba manipular microscópio bacteriológico e estereomicroscópio e tenha conhecimento do pacote Office.

As inscrições serão recebidas exclusivamente pelo e-mail da professora coordenadora do projeto, Vera Camargo-Neves (jp.sucen@gmail.com). Os candidatos selecionados para entrevista serão avisados por e-mail sobre a sua aceitação e sobre a data da entrevista.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2209.

A bolsa, no valor de R$ 676,80, será concedida por período de um ano, sempre com início no dia primeiro de cada mês, sendo renovável até completar três anos ou o término do projeto, o que vier primeiro. A vigência da bolsa não poderá ultrapassar a data do término do curso de graduação do bolsista. A renovação será efetivada após análise do desempenho do bolsista e de seu histórico escolar atualizado.

Mais informações sobre a bolsa de iniciação científica estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/ic.

Agência Fapesp