Notícia

Planeta Universitário

Iniciação Científica com Reserva Técnica

Publicado em 04 agosto 2009

A Bolsa de Iniciação Científica da FAPESP passa a ter Reserva Técnica, equivalente a 10\% do valor anual da bolsa. A decisão do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação atende a uma solicitação da comunidade acadêmica e científica. Essa Reserva Técnica (RI) será implementada para as Bolsas concedidas a partir de 1º de agosto de 2009.

Caso faltem quatro ou mais mensalidades não vencidas no ano, será paga a RT integral correspondente a esse ano. Para os anos subsequentes, se houver, será paga, a cada ano, a RT proporcional ao número de mensalidades desses anos (saiba mais nas disposições transitórias), de forma análoga à adotada para a Reserva Técnica em Bolsas de Pós-Doutorado.

Os bolsistas de IC receberão comunicado por e-mail da FAPESP a respeito do valor da Reserva Técnica a ser creditado em seus processos. Esclarecimentos adicionais sobre o assunto poderão ser obtidos por meio do serviço Converse com a FAPESP (www.fapesp.br/converse).

A Reserva Técnica é uma parcela adicional de recursos incluída pela FAPESP com o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa nos projetos de Bolsas, de Auxílios a Pesquisa - Regular e Projetos Temáticos e dos programas Jovens Pesquisadores, Pesquisa em Políticas Públicas, Pesquisa para Melhoria do Ensino Público e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids).

A Bolsa de Iniciação Científica da FAPESP se destina a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado, para desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica sob a direção de um orientador com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliado por sua súmula curricular. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.