Notícia

Arquitetura & Urbanismo

Informações livres para interatividade

Publicado em 01 janeiro 2005

Um dos aspectos que mais fascinou o filósofo e escritor francês Pierre Lévy no início da era cibernética foi a interatividade da então recém-nascida World Wide Web. Segundo Lévy, a rede viabilizava o desenvolvimento de um gigantesco cérebro virtual, do qual cada um de nós viria a ser uma espécie de neurônio: ao mesmo tempo usuário e fornecedor de informações.
Nada se aproxima mais dessa idéia do que a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org), uma enciclopédia virtual online criada em 2001 por Larry Sanger, professor-convidado de Filosofia na Universidade do Estado de Ohio, Estados Unidos, associado ao empreendedor Jimmy Wales. O objetivo da enciclopédia é proporcionar a sistematização e a difusão do conhecimento por meio de um projeto colaborativo, ou seja, aberto à participação de qualquer usuário. Além de consultar, o internauta pode ampliar o conteúdo, escrever artigos, complementar, editar, corrigir o que já existe, ou, até mesmo, discordar e participar de debates sobre temas de seu interesse. A Wikipedia funciona sobre os princípios do Projeto GNU, a base do software livre, que foi tema recente da coluna, O princípio é de que todo o material produzido tem de estar dispo nível para livre utilização, edição e distribuição por seus usuários. A proposta é fascinante e retoma o espírito universalista das enciclopédias do Iluminismo francês.
Em pleno século 18, filósofos se lançaram ao desafio de reunir em uma obra a síntese completa dos conhecimentos filosóficos e científicos da época. Assim, instigaram imediatamente os reacionários medievais, já que seus fundamentos racionalistas se confrontavam com os dogmas religiosos de então. O conflito ideológico resultou em dois grandes acontecimentos mundiais, aos quais os enciclopedistas do século 21 devem, quem sabe, a sua existência: a Guerra de Independência dos Estados Unidos, em 1775 e, em 1789, a Revolução Francesa.
For esse aspecto,pode-se avaliar a densidade de uma iniciativa como a Wikipedia, que já nasce em 80 idiomas e com a pretensão de ser a maior enciclopédia da história da humanidade, Seus organizadores compõem a Fundação Wikipedia, u instituição filantrópica que também coordena outros projetos com a mesma característica, como o Wilccionário (http://pt.wiktionary.org), que tem como objetivo descrever todas as palavras de todos os idiomas, com definições, descrições e pronúncia em línguas diferentes. A denominação wiki, aliás, remete a uma coleção de páginas da web conectadas entre si e abertas à visitação e edição dos usuários. A rede wiki foi desenvolvida por Ward Cunningham, que também assina o software que permite o funcionamento da Wikipedia.
Idéia colossal que, curiosamente, não conta com a participação de nenhum grupo econômico, além da herança da Bomis Inc., a companhia que pertencia a Jimmy Wales e que, atualmente, patrocina os custos operacionais.
E há de tudo. No site em português, por exemplo,já existem cerca de 30 mil artigos com informações que vão da biografia do presidente Lula às negociações entre o Timor Leste e a Austrália sobre a exploração das jazidas petrolíferas no Mar do Timor, passado pela denúncia do The New York Times sobre a escravidão de bolivianos em São Paulo. E, entre uma coisa e outra, existe a Esplanada (http://pt.wikipe dia.org/wilci/Wikipedia:Esplanada), um link que permite o debate em curiosos "cafés", como o Café das Humanas, em que se pode encontrar o estudante de arquitetura Gabriel de Andrade Fernandes, um dedicado wikipedista, autor de diversos artigos sobre a arquitetura brasileira. É Gabriel, aliás, quem garante a presença de nomes como Ramos de Azevedo, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha entre os verbetes da enciclopédia virtual.
No total, são aproximadamente um milhão de artigos nos vários idiomas que compõem o acervo dessa revolucionária proposta. Não é necessário se cadastrar para participar da Wikipedia. Mas ser um integrante do grupo traz algumas vantagens: o nome constará na lista de wikipedistas e as contribuições podem ser vistas nas páginas de estatísticas, o que pode fazer com que se entre na lista de maiores colaboradores.
Para se tornar um wikipedista, basta acessar a página http://pt.wilcipedia.org/wiki:Boas-vindas, conhecer as normas e se cadastrar como um novo integrante do grupo. Há um código de conduta a ser respeitado e é preciso aprender como iniciar ou editar uma página, sabendo que todos os artigos publicados são periodicamente revisados pelos administradores do sistema.
Não resta dúvida deque se trata de um projeto instigante. Em artigo recente no jornal O Estado de 5. Paulo, o jornalista Ethevado  Siqueira qualificou-o como "uma utopia do conhecimento". E o comparou com outras  propostas, como o Esperanto (www.esperanto.org), o idioma universal desenvolvido no final do século 19 pelo professor polonês Lázaro Zamenhof para ser a segunda língua de todos os povos, e o sistema operacional Linux ( em 1991 pelo finlandês Linus Torvalds e adquirido gra tuitamente pela internet.
A utopia da Wikipedia parece estar dando certo, e, ao contrário das propostas citadas, avança em grande velocidade. Uma excelente notícia sobre a nossa aldeia global quem sabe, um convite à utopia nesse li miar de 2005.

Atalho
FAPESP informatizada
A partir deste ano a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) irá operar o SAGe — Sistema de Apoio á Gestão do Fomento. Assim, tudo será informatizado: procedimentos de apresentação, análise e julgamento de propostas de financiamento, gestão de contratos, acompanhamento e avaliação de programas. A partir do dia 3 de janeiro, os pesquisadores interessados, independentemente da apresentação de novas propostas, devem fazer seu cadastramento no site www.fapesp.br/sage. Para outras informações, acesse www.fapesp.br/conver se, ou ligue (11)3838-4000.

Sensoriamento remoto histórico
Desde o final de 2004 estão disponíveis gratuitamente as imagens produzidas pelos satélites de sensoriamento remoto Landsat 1,2 e 3, feitas entre 1973 a 1983. Por meio delas, é possível acompanhar as mudanças ambientais, ur banas e hídricas durante o período. Compõem o acervo imagens de 100% do território nacional e de 80% da América do Sul, incluindo todo o Uruguai, Paraguai, Bolívia, Guianas, Suriname e parte do Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Argentina. Confira no site www.inpe.br.

Photoshop para fotógrafos
O livro traz 50 lições práticas, para iniciantes e profissionais, sobre como resolver os problemas mais comuns de fotografias e imagens digitais. A obra é de autoria de Altair Hoppe, diretor de arte da revista Photo & Imagens, e está amplamente ilustra da com explicações passo a passo. Também esclarece os principais conceitos sobre fotografia digital, como resolução da imagem, modos de cor, tipos de arquivo e calibragem do monitor. Da Editora Photos & Imagens, tem 260 páginas e custa 95 reais.