UNESP vai implantar sistema para organizar dados como notas e facilitar matrícula pela internet
Alunos da UNESP poderão ter acesso a notas de provas e dados de freqüência, fazer matrícula e solicitar documentos via internet, graças a um novo sistema de gerenciamento de informações acadêmicas. A proposta foi desenvolvida pela Assessoria de Informática (AI) e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em conjunto com os Serviços Técnicos de Informática dos câmpus de Ilha Solteira e Bauru.
A novidade está sendo testada e deverá entrar em funcionamento, inicialmemente, no câmpus de São Vicente, até o final de julho. "Como alguns câmpus já oferecem esse serviço, a intenção não é impor às unidades a implantação do sistema, mas oferecê-lo como opção ou adequação aos já existentes, com o compromisso da criação de rotinas de atualização dos dados no sistema da Reitoria", afirma Klaus Schlünzen Junior, assessor da Reitoria vinculado à Prograd. Atualmente, 17 unidades da UNESP já têm sistemas informatizados de informações acadêmicas, mas oferecem serviços distintos e utilizam diferentes modelos de acesso e formatos de organização de arquivos.
"A maior dificuldade para implantação do novo sistema é a identificação e a adequação de modelos, procedimentos e critérios utilizados nas unidades que, no passado, buscaram soluções próprias", afirma Alberto Antonio de Souza, assessor-chefe da AI. De acordo com Souza, há casos de unidades do mesmo câmpus que utilizam diferentes programas de banco de dados, por exemplo. "Por isso, nosso objetivo também é padronizar e fazer convergir em um só sistema as diversas soluções existentes, o que deverá ocorrer em 2008", acrescenta.
Vida facilitada
Além de notas e freqüência, serão incluídos no sistema estágios e intercâmbios realizados pelos alunos, grade horária e lista das disciplinas de cada curso, o que vai facilitar a produção de estudos e relatórios por diferentes assessorias e pró-reitorias. Mediante o fornecimento de logins e senhas pessoais, docentes, alunos, coordenadores de cursos, chefes de departamento e servidores das seções de graduação das unidades terão acesso ao sistema, limitado à sua área de atuação.
Os alunos também poderão solicitar documentos como atestados e histórico escolar, além de fazer matrículas. "Esse serviço será muito útil, principalmente para quem, como eu, não mora na cidade onde fica o câmpus da UNESP", aponta Thais Lunardi, estudante do curso de Ciências Biológicas, câmpus de São Vicente.
Já os docentes poderão elaborar as relações de notas e freqüência diretamente no computador, sem precisar preencher planilhas em papel, depois encaminhadas para a seção de graduação, como acontece tradicionalmente nas unidades sem sistemas on-line. "A partir da implantação do sistema, a Pró-Reitoria de Graduação vai fixar prazos para a inclusão das notas e faltas no sistema, com vistas à preparação das matrículas", explica Lisandra Conssulin, responsável pelo Grupo de Sistemas da AI.
Exemplos nos câmpus
Em Ilha Solteira, um sistema de informações acadêmicas semelhante ao criado pela AI funciona há três anos. Além de solicitar documentos, conferir a grade horária e curricular, os alunos também podem fazer matrícula pela internet. "Se houver mais candidatos do que vagas para uma disciplina, o sistema privilegia os alunos com melhor rendimento escolar e dá outras opções para os que não conseguiram vaga", informa Maria do Carmo Gomes da Silveira, analista de sistema do Serviço Técnico de Informática da Faculdade de Engenharia (FE).
No câmpus de Bauru, desde o ano passado, funciona um processo de matrícula on-line. "Anteriormente, além do deslocamento no meio das férias, os alunos perdiam várias horas, na espera em extensas filas e no preenchimento de formulários para fazer a rematrícula", lembra André Luiz Penteado de Almeida, analista de sistemas do STI da Faculdade de Ciências (FC). Almeida afirma que os servidores das seções de graduação que processam as matrículas também foram beneficiados, pois antes precisavam passar para o computador os dados que agora serão digitados diretamente por professores, coordenadores do curso e chefes de departamento.
Gabriel Ferreira, aluno de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia (FE) do câmpus de Bauru, aprovou o sistema de matrículas pela internet. "Não tive qualquer problema na montagem da minha grade horária, já solicitei documentos e costumo acompanhar minhas notas e faltas", comenta.
Para Hilda Carvalho de Oliveira, professora do curso da Ciência da Computação, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), câmpus de Rio Claro, sistemas de gerenciamento de informações acadêmicas também podem ser aproveitados para captar a opinião de alunos, servidores e docentes e auxiliar no processo da avaliação institucional. "A informática está se tornando uma ferramenta fundamental na nossa rotina de trabalho", afirma. O assessor chefe da AI esclarece que, no futuro, todas as informações serão integradas em um só banco de dados. "Isso irá reduzir o tempo das várias atividades, evitar o retrabalho de digitação e melhorar a eficiência dos processos", explica Souza.
Docentes criam programa de acompanhamento escolar e avaliação
Na Faculdade de Engenharia (FE), câmpus de Guaratinguetá, três docentes desenvolveram um sistema de avaliação e acompanhamento acadêmico que pode ser utilizado por qualquer instituição de ensino. O sistema, que será instalado em um servidor, permite que alunos, docentes e coordenadores de curso possam acessar através de uma senha informações sobre as atividades didáticas, disciplinas, notas, freqüência, planejamento e avaliação.
"As instituições de ensino já perceberam a necessidade de melhorar o gerenciamento de informações acadêmicas pela internet, o que facilita o cotidiano dos funcionários e a tomada de decisões para adequar as ações acadêmicas às necessidades educacionais", destaca José Celso Freire Junior, que elaborou o programa com os docentes Edson Luiz França Senne e Galeno José de Sena, como um projeto de pesquisa da Fapesp.
O sistema também disponibiliza um espaço para opiniões de alunos sobre as disciplinas ou qualquer outra atividade oferecida pela faculdade, o que permite aos dirigentes fazer uma radiografia da atuação da instituição. "As respostas às questões previamente cadastradas pelos coordenadores dos cursos servem para dar a medida do que precisa ser melhorado ou mantido no curso, visando à qualidade do ensino", acrescenta Senne.
Sena prevê que o sistema esteja disponível até o final do ano. "A nossa meta é distribuí-lo sob a licença que orienta as ações do software livre", informa. O Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) de São Paulo já se interessou em adotar o programa. "Procuramos elaborar um sistema de fácil adaptação aos já existentes", destaca o engenheiro da FE.