Notícia

Cruzeiro do Sul online

Informação Livre

Publicado em 28 maio 2010

Reflexão - "Os grandes estados devem dispensar as alianças e os pequenos não devem contar com elas" (Duque de Lévis)

Visitas - O senador e pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Aloizio Mercadante, esteve em Sorocaba durante ontem e além de visitar a Câmara de Vereadores, Mercadante passou pelo Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul (veja reportagem nesta edição).

Companhias - Na Câmara, o senador esteve acompanhado de diversas lideranças políticas, entre as quais o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT), o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), o vereador paulistano Netinho de Paula (PC do B) e o prefeito de Porto Feliz, Claudio Maffei (PT), que ocuparam lugar à mesa juntamente com o senador.

Vice - O pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PT disse não ter visto como uma intransigência do presidente do PDT, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, a indicação do deputado estadual Major Olímpio como seu vice na chapa.

Sem polêmica - Evitou polemizar o fato. O PT inicialmente defendia uma chapa puro-sangue na disputa ao governo paulista, com o senador Eduardo Suplicy como seu vice de Mercadante.

Surpresa - O petista chegou a afirmar que nos próximos dias um grupo de militantes do DEM deverá anunciar oficialmente apoio à sua candidatura. Não poupou críticas à segurança pública de São Paulo, citando os casos ocorridos recentemente em Salto.

Elogios - Mercadante ainda elogiou o governo Lippi (PSDB): "Fico muito feliz de Sorocaba assumir a condição de "Cidade Educadora". Acho que esse é o caminho do futuro (...)".

Verbas - A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) destinou, através de suas emendas, R$ 550 mil para a aquisição de um caminhão para Guapiara, um caminhão basculante para Capão Bonito, e recapeamento e calçamento de ruas em Taquarituba e Itaóca.

Plano Diretor - A Câmara de Votorantim realizou ontem, a segunda audiência pública para tratar de assuntos referentes às alterações do Plano Diretor do Desenvolvimento Integrado do Município, a fim de orientar o desenvolvimento da cidade.

Em Brasília 1 - Os vereadores Hélio Godoy (PSDB), Rozendo de OLiveira (PV) e Izídio de Brito (PT), da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara de Sorocaba, estão em Brasília onde participam da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia em Conferência Nacional.

Em Brasília 2 - Além das palestras, a Comissão também prestigiou ontem a solenidade comemorativa dos 25 anos do Ministério da Ciência e Tecnologia, que contou com a participação do ministro Sérgio Rezende e de ex-ministros da pasta. Rezende afirmou ter conhecimento do processo de implantação do Parque Tecnológico no município e ouviu atentamente a exposição dos vereadores sorocabanos, que enfatizaram a importância do referido parque para o desenvolvimento não apenas de Sorocaba, mas de toda a região.

Em Brasília 3 - A participação dos vereadores na conferência também serviu, segundo Godoy, para articular uma maior interação com a comunidade científica. Eles mantiveram contato com vários especialistas em ciência, tecnologia e inovação. Um deles foi o professor Carlos Henrique de Brito Cruz, doutor em física pela Unicamp e diretor científico da Fapesp. Os vereadores convidaram Brito para participar em Sorocaba das próximas reuniões que serão realizadas com o objetivo de discutir o Parque Tecnológico.

Dirceu critica Serra - O ex-ministro da Casa Civil e deputado federal cassado José Dirceu (PT) avalia como "uma demonstração de desespero" a declaração do pré-candidato do PSDB à Presidência, o ex-governador José Serra (SP), de que o governo da Bolívia é "cúmplice" do tráfico de cocaína para o Brasil. Em post intitulado "Serra, cada vez pior", publicado em seu blog pessoal, o petista diz acreditar que a afirmação do presidenciável cria um "incidente diplomático". "Uma acusação sem provas e sem apontar fatos que a comprove, o que nenhum outro País faz - nem os Estados Unidos", censurou o ex-ministro.