Notícia

Criativa On Line

Influenciadores Thelma Assis e Spartakus conversam com pesquisadores da COVID-19

Publicado em 27 novembro 2020

Thelma Assis, médica e campeã do Big Brother Brasil 20, extrapolou as barreiras do reality show e se destacou como personalidade do ano, principalmente por ser referência de representatividade da mulher negra. Neste domingo, dia 29 de novembro, às 19h30, ela recebe em uma live no próprio perfil do TikTok (@thelminhaofc) uma outra potência feminina: a cientista Jaqueline Goes de Jesus (@drajaquelinegoes), que ganhou notoriedade ao ser responsável por sequenciar os genomas do primeiro caso de COVID-19 na América Latina. As duas irão conversar sobre carreira, protagonismo, o novo coronavírus e como andam as pesquisas das vacinas.

A ação faz parte da campanha Equipe Halo (Team Halo em inglês), que conta com o apoio do Verificado, iniciativa global da ONU, e Vaccine Confidence Project. O projeto envolve dezenas de profissionais ao redor do mundo que mostram a rotina no laboratório, tiram dúvidas dos internautas e desmistificam informações incorretas sobre a doença por meio de vídeos no TikTok, plataforma que é o principal destino para vídeos curtos em dispositivos móveis do Brasil e do mundo.

Na segunda-feira, dia 30 de novembro, é a vez do influenciador digital e comunicador Spartakus Santiago (@spartakusvlog) dividir as atenções com o virologista Rômulo Neris (@oromulismo) em uma transmissão de vídeo no TikTok a partir das 19h30. O pesquisador busca entender os mecanismos que fazem com que o corpo desenvolva imunidade contra o novo coronavírus e porque algumas pessoas têm complicações enquanto outras só desenvolvem sintomas leves da COVID-19.

Convidada pela ONU para participar dessa conversa com uma das cientistas, Thelma Assis explica porque aceitou ser uma ponte para que o público conheça de perto o que fazem os profissionais à frente dos estudos sobre a COVID-19: “Devemos olhar para a ciência com mais valor e incentivar cada vez mais o trabalho dessas pessoas, que lutam diariamente para salvar vidas através das pesquisas. Poder participar da divulgação desse projeto tão incrível com grandes nomes da ciência e da medicina nesse cenário em que estamos vivendo e mostrar a evolução e a importância das pesquisas científicas é muito especial para mim, não só no ponto de vista como médica, mas também como uma grande apoiadora dos estudos científicos”.

O biofísico Rômulo Neris, por sua vez, contou como é a relação dele com o TikTok desde que integrou a Equipe Halo: “Não imaginava que pudesse ter um retorno tão positivo das pessoas que assistem aos meus vídeos. É muito engraçado que os comentários dos seguidores vão desde ‘muito obrigado, você explicou melhor do que meus professores da faculdade’ até ‘nossa, com o seu conhecimento, realmente mudei de ideia e agora eu vou passar a considerar o que você está dizendo sobre vacinas’. Acredito que a plataforma é, sim, uma maneira de fazer diferença”.

O time de pesquisadores brasileiros, também chamados de “guias” dentro do projeto, conta com seis participantes até o momento, incluindo Jaqueline Goes de Jesus e Rômulo Neris. Completam a equipe André Báfica, Wasim Syed, Natalia Pasternak e Gustavo Cabral de Miranda. Novos nomes serão anunciados em breve.

Melissa Fleming, subsecretária-geral de Comunicação Global da ONU, conta que a desinformação minou a confiança do público nas vacinas. “A Equipe Halo pretende recuperar essa confiança. São pessoas incríveis fazendo a ciência ser parte de uma colaboração global. Devemos comemorar o fato de estes profissionais nos ajudarem a colocar um fim nesta terrível pandemia”, declara. A ação ainda conta com o apoio da GAVI – Aliança das Vacinas. Acesse o site oficial da ação aqui.

Biografias:

Jaqueline Goes de Jesus

(Perfil no TikTok)

Jaqueline Goes de Jesus é uma das responsáveis pelo sequenciamento genético do novo coronavírus dos primeiros casos de COVID-19 na América Latina. Atualmente, é pesquisadora bolsista FAPESP, em nível de pós-doutorado, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo – Universidade de São Paulo (IMT-USP), no âmbito do CADDE – Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology (http://caddecentre.org). Também desenvolve pesquisas na área de arboviroses emergentes.

A cientista é graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz – Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ) e Doutora em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia em ampla associação com o IGM-FIOCRUZ. Currículo Lattes

Rômulo Neris

(Perfil no TikTok)

Rômulo Neris é biofísico, mestre em ciências (Microbiologia), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e doutorando em Imunologia e Infecção na mesma instituição. O biofísico estuda vírus desde 2010 e sua especialidade é entender como o nosso sistema imune se comporta durante as infecções virais. Ele estava em período sanduíche na University of California-Davis e retornou ao Brasil durante a pandemia para estudar o novo coronavírus. Parte de sua pesquisa é financiada pela organização americana Dimensions Sciences.

Seu projeto busca entender quais são os mecanismos que fazem com que o nosso corpo desenvolva imunidade contra o Sars-CoV-2 (nome do novo coronavírus que provoca a COVID-19) e porque algumas pessoas têm complicações enquanto outras só desenvolvem sintomas leves da doença. Desde o início da pandemia, tem sido consultor sobre infecção pelo vírus e imunidade, tratamentos e vacinas contra a COVID-19. Currículo Lattes

O esquema de segurança para o 2° turno das eleições municipais, nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista, foi definido, na terça-feira (24), durante reunião na Secretaria da Segurança Pública. Cerca de três mil policiais e bombeiros atuarão para combater crimes eleitorais e garantir o direito de voto.