Notícia

JC e-mail

Influência da saúde mental na capacidade inovativa das empresas é tema da próxima "Manhã da Inovação"

Publicado em 26 junho 2012

O capital intelectual, que é o conhecimento capaz de agregar valor à empresa, está extremamente ligado ao fator humano e é essencial às atividades que propiciam a inovação dentro das organizações. Entendendo que este conhecimento é fruto de um processo de aprendizagem que ocorre no interior de cada pessoa, a saúde mental torna-se condição para o sucesso da aprendizagem, seja no âmbito dos indivíduos ou das instituições.

Atento a isso, o Projeto G.A.I.A. promove no dia 4 de julho mais um evento "Manhã da Inovação". O tema escolhido para essa próxima edição - "Influência da saúde mental na capacidade inovativa das empresas" - visa discutir e incentivar a prática de atividades inovadoras voltadas à sustentabilidade de sistemas organizacionais, com foco no ser humano. 

A proposta do evento surge a partir de resultados da pesquisa exploratória realizada pelo GAIA junto a profissionais de Recursos Humanos e de Saúde Mental na região metropolitana de Campinas (RMC), apontando que os principais fatores organizacionais que influenciam a saúde do trabalhador envolvem as "relações nos grupos de trabalho" e as "competências gerenciais relacionais". Segundo pesquisa divulgada pela Fapesp em fevereiro, 30% da população da grande São Paulo apresenta algum tipo de transtorno mental. Os próximos passos do GAIA estarão voltados para intervenções nas organizações através de estudos de caso.

Marco Antonio Silveira liderará o encontro, que traz três palestras com olhares complementares sobre o tema. Cláudio Brunoro, doutorando do Grupo de Pesquisa Trabalho e Sustentabilidade na Engenharia de Produção da USP/São Paulo, ministra a palestra "O que é trabalho sustentável?". Já, Tabajara Dias de Andrade, médico e diretor técnico do CLADE, apresenta o título "Estresse Positivo". O evento conta ainda, com a palestra de Nielse Maluf, psicóloga clínica e consultora organizacional na Gemma Consultant, com a temática das "Competências Relacionais: como as empresas influenciam (positivamente e negativamente) a saúde mental das pessoas".

A Manhã da Inovação acontecerá no Auditório do CTI (Centro de Tecnologia da Informação "Renato Archer") em Campinas, das 8h30 ao meio dia; e será encerrada com uma Mesa Redonda cuja intenção é promover o debate entre palestrantes e plateia. 

Mais informações, programação completa e inscrição no site: www.cti.gov.br/gaia.

(Informações GAIA/CTI)