Notícia

Revista Amazônia

Infinito em todas as direções

Publicado em 18 outubro 2017

A Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fará uma apresentação do concerto Infinito em todas as direções no dia 22 de outubro de 2017, inspirado nas origens da matéria, do Universo e, em última instância, da vida na Terra.

O título do concerto é inspirado no livro homônimo do físico Freeman Dyson e carrega a metáfora do Universo e suas dimensões infinitamente grandes e pequenas. Partindo da ideia da Antiguidade de que os cinco elementos – Terra, Água, Fogo, Ar e Éter – seriam formadores de tudo o que existe, a apresentação conta a história da criação da matéria e da vida no Universo e em nosso planeta, aliando músicas e imagens ao conhecimento científico.

O concerto apresentará nove músicas, sendo cinco delas inéditas, compostas especialmente para o projeto. As composições “Terra”, “Água”, “Fogo”, “Ar” e “Éter” são de autoria de Lenon Tagliaro, Tiago Pallone, Emiliano Sampaio, Guilherme Picolo e Vinicius Sampaio, respectivamente, com arranjos de Lucas Joly para as demais músicas.

Além da apresentação da orquestra, o concerto terá narrações e projeção de vídeos produzidos pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar, também especialmente para o projeto.

A apresentação de Infinito em todas as direções será às 18 horas, no Teatro Municipal de São Carlos “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, localizado na rua Sete de Setembro, 1735, Centro, São Carlos, SP.

Os ingressos podem ser adquiridos no edifício da Musicalização da UFSCar, das 13 às 21 horas. O edifício fica na área Sul do Campus São Carlos, próximo ao Departamento de Sociologia (rod. Washington Luís, km 235, São Carlos, SP). No dia da apresentação, os ingressos também poderão ser comprados na bilheteria do Teatro. O valor do ingresso é R$ 10.

O projeto é uma promoção do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), integrando suas atividades de difusão científica, com realização da Orquestra e do LAbI.

Mais informações: www.infinito.ufscar.br.

Agência FAPESP