Notícia

Portal Salvador Dez

Infecções respiratórias em crianças podem ser prevenidas e amenizadas por dieta rica em fibra

Publicado em 27 setembro 2019

Crianças podem ficar mais protegidas contra os efeitos do vírus sincicial respiratório (RSV), causador da bronquiolite, se forem submetidas a uma dieta rica em fibras solúveis. A constatação foi feita por um estudo apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e publicado na revista Nature Communications.

Os dados sugerem que a alimentação rica em fibras reduz significativamente a perda de peso, a carga viral e o infiltrado de células de defesa nos pulmões durante a infecção.

Os pesquisadores fizeram testes em camundongos, e identificaram que, no intestino, as fibras são transformadas pela microbiota em ácidos graxos de cadeia curta, que atuam no pulmão ativando os receptores celulares do tipo GPR43, responsáveis pelo efeito protetor.

Um dos pesquisadores, Marco Aurélio Ramirez Vinolo explicou à reportagem do Estadão que o trabalho foi proposto porque à época existiam dados epidemiológicos sugerindo que alimentos com alto conteúdo de fibras poderiam proteger crianças de infecções respiratórias. A matéria ainda destaca que estudos feitos em modelos animais mostraram que o consumo de fibras tinha efeito protetor em relação à asma.