Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) farão nesta terça-feira (22/10), em São Carlos, um teste em vias públicas de um veículo inteligente que dispensa motorista.
Munido com dois computadores, sensor a laser, câmeras e GPS, o veículo do projeto Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma (CaRINA) deve percorrer cerca de 20 quilômetros mantendo uma distância segura de outros veículos, identificando os semáforos do caminho, respeitando os sinais vermelhos e avançando nos verdes.
Em testes feitos dentro do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), neste mês e no mês passado, o veículo rodou mais de 150 quilômetros de forma totalmente autônoma, segundo os pesquisadores.
Entre os objetivos do projeto, que tem apoio da FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estão diminuir o número de acidentes em ruas e rodovias, colaborar com idosos e pessoas com deficiência física e contribuir com a automatização agrícola e do transporte de carga. Os pesquisadores também pretendem desenvolver um sistema de auxílio aos motoristas, avisando-os de uma situação de risco.
A demonstração de terça-feira faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre de 21 a 27 de outubro. A Guarda Municipal acompanhará o carro robótico pelo trajeto, mas o trânsito será aberto para que os demais veículos circulem normalmente.
O veículo não deve ultrapassar 40 km/h e haverá um motorista dentro do carro pronto para assumir o controle em caso de problema nos sistemas computacionais.
“O teste nas ruas é a etapa final de validação de todo um trabalho árduo que vem sendo desenvolvido”, afirmou o professor Denis Wolf, coordenador do projeto.
No Brasil, o desenvolvimento da tecnologia teve início em 2007. Os pesquisadores do INCT-SEC e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, começaram os estudos com um carro elétrico chamado Carina I. Em 2011, os estudos multidisciplinares passaram a ser feitos em um carro convencional, o Carina II – o veículo que será testado na terça-feira.
O projeto do carro autônomo inteligente envolve conhecimentos de visão computacional, inteligência artificial, fusão de sensores, sistemas embarcados, processamento de sinais, entre outros. O computador do veículo precisa tomar decisões em curto espaço de tempo.
“Caso uma criança atravesse na frente do carro atrás de uma bola, por exemplo, isso deve ser observado através das câmeras e sensores; o computador deve identificar a situação de risco elevado, decidir qual ação deve ser feita e enviar os comandos corretos para acionar o freio ou o volante em menos de um segundo”, afirmou o pesquisador.
O teste será feito a partir das 9 horas do dia 22, saindo da Avenida Comendador Alfredo Maffei (próximo à unidade do Sesc), em São Carlos.
Mais informações sobre o projeto em: http://www.lrm.icmc.usp.br/?page=projetos&projeto=carina_home
Fonte: Agência FAPESP