Notícia

Envolverde

Índice Paulista de Responsabilidade Social já está disponível para consulta na Internet

Publicado em 19 março 2009

Agência Fapesp

Quinta edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social reúne dados sobre riqueza, longevidade e escolaridade nos municípios no estado.

A Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e o Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lançaram a quinta edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS).

Com dados de 2006, o IPRS é composto de três dimensões que sinalizam a evolução das condições de vida dos 645 municípios paulistas: renda, escolaridade e longevidade.

Segundo a Fundação Seade, vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, a metodologia do IPRS permite: ordenar os resultados em um ranking conforme cada uma das dimensões; resumir, por meio de tratamento estatístico, as três dimensões em um único indicador; organizar os municípios em cinco grupos, de acordo com os indicadores sociais (educação e longevidade) e econômico (renda); comparar o resultado de um determinado município com o da sua região administrativa; e comparar o resultado de cada município com a média do estado.

Na versão divulgada, foi constatado que a longevidade (expectativa de vida) no Estado de São Paulo continua crescendo em resposta à redução contínua das taxas de mortalidade infantil e de homicídios em geral, especialmente de jovens.

No ranking de riqueza, a região metropolitana da Baixada Santista se manteve em primeiro lugar, seguida da região metropolitana de São Paulo e da região administrativa de São José dos Campos.

Na dimensão longevidade, merecem destaque a região metropolitana de São Paulo e as regiões administrativas de São José dos Campos, Campinas, Franca e Marília.

Em âmbito municipal, os três melhores resultados na dimensão escolaridade correspondem a São Caetano do Sul, Holambra e Poloni. No indicador de riqueza se destacaram São Sebastião, Bertioga e Guarujá e, em longevidade, Oscar Bressane, Meridiano e Rubineia.

O Índice Paulista de Responsabilidade Social está disponível em: http://www.seade.gov.br/projetos/iprs