Notícia

Agência Sebrae de Notícias

Incubadora de Santos gradua mais uma empresa de tecnologia

Publicado em 24 março 2008

Por Alessandro Atanes

Santos - Nesta terça-feira (25), a Incubadora de Empresas de Santos (IES) gradua a empresa IT&D, que deixa o projeto. Em seu lugar, entra a Oasis Digital, que recebe as chaves de seu escritório na IES. A graduação ocorre durante o Café Tecnológico Raitec, sigla da Rede de Apoio à Inovação Tecnológica nos Empreendimentos em Criação, da qual a IES e a Incubadora de Praia Grande fazem parte. O Café Tecnológico começa às 8h30, no auditório da CPFL, na Praça dos Andradas, 31, com representantes do Sebrae em São Paulo, Prefeitura de Santos e Associação Comercial de Santos.

Pronta para enfrentar o mercado, a IT&D é um exemplo de empresa que aproveitou os recursos da incubadora para desenvolver serviços e produtos, como o Velaqua, um sistema de medição de desempenho de nadadores idealizado como apoio aos treinamentos da equipe de natação da Unisanta, que forma a base da seleção brasileira do esporte.

Para desenvolver seu produto, capaz de registrar imperfeições que, corrigidas, podem levar ao ouro olímpico, a IT&D conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Outro apoio importante recebido pela IT&D foi para desenvolvimento de produto fornecida pelo Programa SebraeTec de Consultoria Tecnológica, que atua na realização de diagnósticos e consultorias individuais e coletivas para aperfeiçoamento e inovação tecnológica para micro e pequenas empresas. Por meio das 400 horas de consultoria, a IT&D definiu as linhas e o formato comercial do Velaqua.

As consultorias do SebraeTec atenderam e atendem também a outras empresas incubadas, como a Branqs Automação (design da caixa das placas de automação), ValeMais (produção de biomassa a partir da banana), NatComp e Camelback, além de micro e pequenas empresas que não tenham relação com a IES. Mais informações sobre o SebraeTec em www.sebraesp.com.br, no item 'Melhorando seu Negócio'.

O evento de graduação da IT&D contará com uma apresentação sobre o funcionamento do Café Tecnológico Raitec. Em seguida, os projetos desenvolvidos pela Incubadora de Empresa de Santos serão apresentados pelo coordenador da entidade, Carlos Lamberti Jr. No fechamento dos trabalhos, outra empresa incubada, a Recicladora São Miguel, assina convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Após o café, acontecerá uma visita técnica às dependências da incubadora, na Rua do Comércio.

Serviço:

Café Tecnológico Raitec

Data: 25/03/2008

Local: Auditório da CPFL

Horário: 8h30

Promotora: Rede de Apoio à Inovação Tecnológica nos Empreendimentos em Criação (Raitec) - www.cietec.org.br

Endereço: Praça dos Andradas, 31.

Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 e 2107-9359

Sebrae em São Paulo - (11) 0800-780202

Informações para a imprensa - Tel: (13) 9137-9010/ 3227-6663

Licença

Os textos e as fotografias veiculadas pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente mediante a citação da agência e do crédito do fotógrafo. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9359, no horário das 10h às 19h.