Notícia

DCI online

Incubadora de Ribeirão Preto faz capacitação em Londres

Publicado em 06 outubro 2015

Por Bete Cervi

Ribeirão Preto - A Invitra, empresa ligada à Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - que faz parte do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto - participou de curso promovido pela Royal Academy of Engineering, em Londres.

O curso teve como objetivo capacitar os pesquisadores em empreendedorismo e comercialização de suas pesquisas, criando redes internacionais de inovação e empreendedorismo tecnológico.

"Foram duas semanas de curso, em que recebemos treinamento sobre liderança na inovação, e pudemos colocar todos os conhecimentos em prática", revelou Alessandra Vireque, sócia-proprietária da Invitra.

"Todos os temas foram trabalhados por instrutores especializados com base no programa de formação de pesquisadores do Reino Unido".

Treinamentos

Durante a primeira semana de curso, os pesquisadores receberam treinamento em modelagem de negócios, desenvolvimento de clientes e apresentação e lançamento no mercado.

Na segunda semana de treinamento, os participantes foram divididos em grupos com objetivo de aplicar na prática os conhecimentos desenvolvidos na semana anterior.

Indicação

A indicação da Invitra para a participação no curso foi feita pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A empresa é participante do Programa Fapesp de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), e desenvolve um projeto em parceria com a empresa Nanophoton.

A Invitra desenvolve insumos e estratégias para soluções em biotecnologia da reprodução. O principal foco é o desenvolvimento de suplementação lipídica de soluções crioprotetoras, produção de meios de cultura, alíquotas de reagentes e kits para uso em biotecnologia de reprodução humana e animal,

Já a Nanophoton é conhecida por possuir grandes centros acadêmicos e geradora de conhecimentos e pesquisas com várias opções em cursos de formação universitária. É uma empresa que desenvolve, produz e comercializa soluções em nanotecnologia para o setor industrial nas áreas de química, farmacêutica, cosmecêutica e hospitalar.

Parque tecnológico

A Supera Incubadora de Empresas integra o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, gerido pela Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (Fipase). O Parque Tecnológico de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e está instalado no campus da USP local.

Todos os anos, a Incubadora promove duas rodadas para seleção de empresas, oferecendo curso de capacitação em modelo de negócios e selecionando os melhores projetos por meio da avaliação dos projetos por uma banca examinadora e pelo conselho da Supera.