Notícia

HZM - Instituto de Ensino e Pesquisa

Incidência de Covid-19 no futebol paulista é a maior do mundo no esporte

Publicado em 01 abril 2021

Por HZM

Se a temporada 2021 fosse uma partida, o futebol brasileiro teria descido para o vestiário sem saber se retorna para o segundo tempo. Com o agravamento da pandemia de Covid-19, os dois principais campeonatos estaduais do país seguem repletos de incertezas.

No Rio de Janeiro, os quatro maiores clubes têm mandado seus jogos na Baixada Fluminense ou em cidades do interior do estado, uma vez que competições esportivas na capital estão proibidas. Já em São Paulo, o veto atinge todo o estado, o que fez a Federação Paulista de Futebol (FPF), num primeiro momento, levar duas partidas para Volta Redonda (RJ).

Mas agora o Paulistão está suspenso, pelo menos, até 11 de abril, quando deve terminar a fase emergencial do Plano São Paulo, proposto para conter a expansão do contágio pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) e reduzir a procura pelos hospitais. Para que o campeonato acabe em 23 de maio, conforme prevê o calendário, os clubes podem até mesmo jogar a cada dois dias, nem que seja com times reservas ou aspirantes.

Vale lembrar, ainda, que desde o início da pandemia, em 2020, partidas de futebol no Brasil não têm presença de público.

Números equivalentes a profissionais de saúde

Enquanto a Covid-19 torna o futuro incerto, o passado é motivo de lamento e preocupação. Estudo da Universidade de São Paulo (USP) revela que a incidência de infecção pelo Sars-Cov-2 entre atletas da FPF, durante a temporada 2020, foi de 11,7%. Esse índice, conforme destaca reportagem da Agência FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), é equivalente ao de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

Os pesquisadores analisaram quase 30 mil testes de RT-PCR aplicados em 4.269 atletas que disputaram seis torneios masculinos (Taça Paulista, Sub-23, Sub-20 e as três divisões do Campeonato Paulista) e dois femininos (Campeonato Paulista e Sub-17). Também foram avaliados 2.231 testes feitos nas equipes de apoio, formadas por profissionais de saúde, membros de comissões técnicas, dirigentes, roupeiros e outros.

No primeiro grupo, 501 exames (11,73%) confirmaram a presença do Sars-Cov-2. No segundo, 161 (7%) deram positivo para o vírus.

“É uma taxa de ataque bem superior à observada em outros países”, afirma Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina da USP (FM-USP) e coordenador da pesquisa, em entrevista à Agência FAPESP.

“Na liga dinamarquesa de futebol, por exemplo, foram quatro resultados positivos entre 748 atletas testados [0,5%]. Na Bundesliga [da Alemanha], foram oito casos entre 1.702 jogadores [0,6%]. Mesmo no Catar, onde há um risco moderado de transmissão comunitária, o número foi menor do que o nosso: 24 positivos entre 549 avaliados [4%]. Comparados aos outros casos de que se tem registro, portanto, nossos jogadores se infectaram entre três e 24 vezes mais”, acrescenta.

E os índices podem ser ainda maiores. Para Gualano e seus colegas, que pesquisaram apenas os dados do laboratório comissionado pela FPF, é possível que os números estejam subestimados.

Igualdade de gêneros

Os dados de São Paulo indicam que o vírus afetou igualmente homens e mulheres. Já na comparação entre os atletas e os membros do estafe, apesar de a taxa de ataque ter sido maior no primeiro grupo, os casos graves foram mais frequentes no segundo, que tem média de idade mais alta e condições de saúde mais heterogêneas.

“Esse é um dado que preocupa. Os poucos casos graves – entre eles um que evoluiu para óbito – foram registrados entre os integrantes do estafe”, observa Gualano.

O pesquisador também ressalta que, embora os atletas tendam a desenvolver sintomas leves ou serem assintomáticos, podem atuar como vetores de transmissão para a comunidade, pois são “indivíduos com uma vida social muito ativa”. Além disso, como a política que prevê o rastreio de contactantes nunca foi implementada no Brasil, não é possível mensurar o impacto das infecções secundárias provocadas pelos jogadores em seus domicílios ou círculos sociais.

Já o Dr. Moisés Cohen, presidente do Comitê Médico da FPF, alerta que os casos de Covid-19 entre jogadores paulistas surgem quando se quebra o protocolo estabelecido pela entidade, que prevê testagem frequente dos atletas e das equipes de apoio, isolamento de infectados, rastreio de contactantes dentro do ambiente esportivo e medidas de higiene.

“É um ambiente controlado, onde os riscos são monitorados e minimizados, dentro do possível, fazendo testes a cada dois ou três dias. Para aqueles que saem [da concentração] e voltam, os testes são diários. Também implementamos rastreamento de contatos em caso de RT-PCR positivo e todos os cuidados de proteção, como EPI [equipamento de proteção individual] e álcool gel”, explica o médico.

Desigualdade social

Gualano confirma que o risco de transmissão do vírus durante as partidas tem se mostrado pequeno. Mas ressalta que outros fatores comprometem a eficácia do protocolo.

“Funcionaria se fosse aplicado na Dinamarca ou na Alemanha. Conta-se muito com o bom senso dos atletas, que são orientados a ir do Centro de Treinamento para casa e a manter o distanciamento social e as medidas não farmacológicas de proteção nas horas de descanso. Mas, aqui no Brasil, uma boa parcela não segue essas regras e não sofre qualquer tipo de punição”, lamenta o pesquisador, lembrando também do grande número de viagens a que os clubes são submetidos.

“Os times menores vão de ônibus, comem em restaurantes e ficam provavelmente mais expostos do que os jogadores de elite. Nossa desigualdade social permeia também o futebol”, compara.

O estudo evidencia que alguns times foram mais afetados que outros. Um deles chegou a registrar 36 casos positivos, dos quais 31 ocorrem em um único mês. Sete equipes tiveram acima de 20 casos confirmados e 19 registraram dez contaminações ou mais.

NBA como modelo

Gualano vê com preocupação a possibilidade de os clubes mandarem partidas do Paulistão em outros estados, como ocorreu nos confrontos entre Mirassol e Corinthians, em 22 de março, e São Bento e Palmeiras, três dias depois. Ambos os jogos foram disputados no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

“Enquanto a transmissão da Covid-19 não for mitigada, qualquer setor que reabra representa um risco elevado de contágio. A única alternativa segura seria isolar completamente o futebol dentro de uma bolha, como fez a NBA [Associação Nacional de Basquete, dos Estados Unidos], a um custo de US$ 170 milhões. Ou fecha ou isola”, defende o professor da FM-USP.

O estudo liderado por Gualano, ainda em fase de revisão por pares, foi realizado no âmbito da coalizão Esporte-Covid-19, formada por pesquisadores do Hospital das Clínicas (FM-USP), Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital do Coração (HCor), Complexo Hospitalar de Niterói, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Núcleo de Alto Rendimento Esportivo.

O consórcio, que contou com o apoio da FPF, tem como objetivo acompanhar as possíveis consequências em longo prazo da doença causada pelo novo coronavírus em jogadores de futebol e outros atletas de elite.

“Pior que qualquer 7 x 1”

Em artigo para as Folha de S. Paulo, outra professora da USP, Katia Rubio, mostra pesar pelos efeitos devastadores da Covid-19 no meio esportivo. Rubio, que também é jornalista, psicóloga e autora do livro “Atletas Olímpicos Brasileiros”, cita a incerteza quanto aos Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos para julho, e lamenta a internação pelo Sars-Cov-2 da campeã mundial de basquetebol Ruth Roberta de Souza e do judoca tetracampeão paralímpico e campeão mundial Antonio Tenório.

Outro nome lembrado no artigo é do corredor e jornalista Ulisses Laurindo dos Santos, morto em março, aos 91 anos, em decorrência da Covid-19. Ulisses participou dos Jogos de Melbourne, na Austrália, em 1956, e do Pan-Americano de Chicago, nos Estados Unidos, em 1959, quando obteve a quarta colocação nos 400 metros com barreiras.

“As notícias relacionadas ao esporte em tempos de pandemia não são nada animadoras. Pesquisa publicada essa semana [semana passada] mostra que o futebol paulista bateu recordes internacionais de contaminação. Uma marca para se lamentar, e não celebrar. É um resultado pior que qualquer 7 a 1”, escreve Rubio, em referência à derrota da Seleção Brasileira para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
O Globo O Globo online O Globo online O Estado de S. Paulo Estadão.com Correio Popular (Campinas, SP) UOL UOL Portal R7 Folha de Pernambuco online O Globo online Portal R7 CNN (Brasil) IstoÉ online Yahoo! Folha.com Yahoo! TV Cultura TV UOL Yahoo! UOL UOL Diário do Grande ABC online Agência Brasil BOL Portal Exame IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online UOL TV Globo Folha de S. Paulo Folha.com Agora São Paulo Folha de S. Paulo Folha.com Cruzeiro do Sul Jornal Primeira Página Portal R7 CBN Notícias Estadão.com Plantão News (MT) Terra Blog do Professor Rafael Porcari MSN Blog Saúde e Dicas Bahia Jornal Verguia Novo Cantu Notícias Diário em Foco TV Diário de Alagoas Pelo Mundo DF Xingu 230 Portal Curiúva Laranjeiras News Gazeta do Dia (Sorriso, MT) Itaberaba em Foco Folha de Sabará online Coluna Supinando Jornal do Commercio (PE) online Galileu online A Crítica (AM) online Time 24 News (EUA) Blog do Professor Rafael Porcari Leiamais.ba Globo Esporte online Bahia.ba Baiano News Recôncavo no Ar Rádio Cultura FM 101,7 Rádio Nova Onda FM 87,9 Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Rádio Cidade Nova FM 104,9 Rede Agora de Notícias Central Brasil Notícias ZUG MSN Rádio Itatiaia Revista Cenarium online Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Tudo Timão OneFootball (Brasil) ESPN Brasil Boa Informação Portal Manhumirim São Bento em Foco O Ribanense Jornal do Oeste (Toledo, PR) online Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Notícias ao Minuto Folha Vitória online Tribuna de Petrópolis Barulho Curitiba Rádio Metropolitana 98.5 FM Planeta online Ler News Yahoo! Finanças O Curioso do Futebol Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Portal Thathi Head Topics (Colômbia) Central do Timão Saiba de Tudo Fatos Locais Relata Bahia Debate Paraíba Tech Break Doutor Jairo Bouer Diário de S.Paulo online Cuiabano News UmDois Esportes Pequi FM 87,5 Yahoo! Vida e Estilo Yahoo! Finanças MSN Jornal de Jundiaí online Globo Esporte online Extra (Rio de Janeiro, RJ) online InfoHealth Seu Expediente Jornais Virtuais Portal Vermelho Atlântica News Jornal da USP online Blog do Malia Meu Timão Ludopédio Marcondes Brito Jornal de Barretos online Metro Jornal online São Paulo Tricolor Dikajob Visão Regional FPF - Federação Paulista de Futebol Portal 90 min Head Topics (Colômbia) Saúde em Tela Esquerda Marxista Núcleo Luciano Lepera Ler News Jornal de Barretos Verdão Web Doble Amarilla (Argentina) Brazilian Report Portal RG Cidade Esportes Central do Timão OneFootball (Brasil) Ciência na rua Emergência 190 Paracatu News Jornal de Jundiaí online Gazeta Brazilian News (EUA) online Tudo em Dia Acontece no RS Repórter Maceió São Bento em Foco Nitro News Brasil Perfil (Brasil) Índices Bovespa Times do Rio A Tribuna (Santos, SP) online Portal GRNews Dom Total Tribuna União 2A+ Farma DF Manchetes Portal NBO Jornal Fogo Cruzado DF Novo Cantu Notícias Douranews Portal Manhumirim Mix Vale Folha do MS (MS) Plano de Vida Tá no site Rio Brilhante News Jornal Ponta Grossa Esportesnet Verguia Tarobá News Noroeste Acontece online Itamarati News O Povo online Jornal de Piracicaba online A Cidade On (São Carlos, SP) Edição MS Diário de Votuporanga online Dinheiro Rural online TV Caeté Pelo Mundo DF Rede Interativa Fatos Locais Xingu 230 Coluna Supinando Tribuna MS O Ribanense Gazeta do Dia (Sorriso, MT) Folha de Sabará online Bahia Jornal Galáticos Online Diário Popular IPTV Jornal Roraima Hoje Bom Dia Cidade Notícias Portal Rondônia Super Rádio Tupi FM 96,5 RP10 Portal Morada India Education Diary (Índia) Cruzeiro do Sul online Jornal Z Norte online MundoBit Coisas da Vida Empresas S/A Band Cenário Minas Portal Fator Brasil Falando de Gestão Jornalismo 24 Horas Esporte Ágil Duna Press Por Dentro de Minas Portal Paraná Empresarial Olho No Esporte MT Por Dentro do Coronavírus Portal de Finanças Marcas e Mercados APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais Leia Notícias Região Noroeste Acre ao Vivo Cidade Notícia Inforbrnet O Mariliense Poliarquia Jornal Primeira Página online Hortêncio FM 87.5 Momento MT A Cidade On (Campinas, SP) Referência Brasil Repórter 1 Giro de Notícia Hora 1 MT Cardoso & Advogados Associados Portal Bacabal Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Notícia SAJ TV Brusque Agora Região Jardim Informa DF Imparcial Jornal Tabloide (Ourinhos, SP) Rômulo de Oliveira Martins: Advocacia e Assessoria Jurídica Toni Rodrigues Jornal A Voz dos Municipios Fluminenses online Portal VDL Oeste 360 Alagoas Agora online Araguaia Urgente Portal RB1 Notícias Garanhuns Notícias BandSports Blog do Paulinho Francia.org (Venezuela) Diário Regional (Juiz de Fora, MG) online Tribuna Ribeirão online ISN Portal RCI Araraquara Blog do Paulinho São Paulo FM Tudo é Espanto Jornal de Barretos online India Education Diary (Índia) Revista Questão de Ciência O Âncora Portal Space Portal Conceição Verdade Canoa Notícias MS em Movimento Brazil News - Braziliansshop1.com SPFC.Net Garanhuns Notícias Altos Papos Conexão Regional Circuito D Extra News MS Portal G86 TV Interbam Osvaldo Batista Sert news Maranhão em Pauta NB Notícias Oeste 360 Folha Impacto Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Alagoas Agora online Geral Notícias Rádio Cidade 87,9 FM MaisConhecer.com Agora Região Jornal A Trombeta online ABN - Academia Brasileira de Neurologia Plantão Amazonense Prime Time Zone (EUA) Jornal da Manhã (Marília, SP) Esporte News Mundo Jornal de Barretos Tech Break Folha da Minha Sampa Circulando Aqui Conecta Oeste Carta Campinas Rede Brasil Atual Brazil News (Portugal) RN Hoje Football Addict (Brasil) Mundo Lusíada Jornal Português TV Brusque Campo Belo em Foco Portal Brasileira Giro Notícias Goiás Folha da Minha Sampa Campo Belo em Foco Norte Piauí Blog 3 Poderes Blog 3 Poderes OffNews O Melhor da Cidade O Melhor da Cidade MSN en Español Rádio Uau InforBahia MS Aqui News Notícias da Sua Cidade Metropolitana MS Grava News - Jornal de Alfenas Grava News - Jornal de Alfenas Portal Chapada Grande Portal Chapada Grande Rádio Água Clara News MA217 MA217 SouPVH SoundCloud (Alemanha) Minha Pará de Minas Minha Pará de Minas Head Topics (Brasil) Alerta Municípios Voz do Piauí Top Morena Agência Trampo Lucas em foco Blog O Correspondente BF News Capital BF News Capital Lucas em foco Conexão Na Cidade Cidade Notícia APAN - Associação Paulista de Neurologia Diário Caiobá Jornal Desperta Cidade Conexão Na Cidade Mirante da Bocaina MaisAM Diário de Três Lagoas Portal Legalzona Portal VDL Penha News Radar MT Rádio Atalaia FM 87,9 Oficial News Portal Paripiranguense Saber Atualizado O Melhor do Futebol Radar MT Rádio Atalaia FM 87,9 Rádio Cristalina FM 103.7 Portal G86 Penha News Tribuna Press Cronistas MS Bacana News Mais Notícias MS Diário Piauiense Debate Esportivo Jornal Cidade (Barreiras, BA) online GG Notícias O Antagonista Porto Murtinho Notícias Toni Rodrigues RV News Guia Valença Dia a Dia Nordeste Rádio Peão Brasil Pra onde vai São Paulo? Esporte Notícia Mychooice REEN - Rede de Entretenimento, Esportes e Notícias Rádio Leme FM Brasil de Olho Ponta Porã Digital Cabreúva Online Giro 7 Rio Brilhante News A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online Página de Polícia Poder e Notícia Bom Dia Cidade Notícias Grupo News Paraná Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) LauroCITY MaisAM Portal Afunilados Acre ao Vivo Diário D4 Notícias Porto Estrela News Alvo Notícias Collie River Online News (Austrália) LauroCITY Diário D4 Notícias Oeste Ao Vivo Maranhão em Pauta Rádio Leme FM Relata Bahia Cabreúva Online Brasil de Olho TV Interbam Grupo News Paraná Giro 7 Portal Afunilados Poder e Notícia REEN - Rede de Entretenimento, Esportes e Notícias Portal Atualizado Portal Agora Notícias Leitura do Povo Portal Agora Notícias O Jornal - Marechal Cândido Rondon - Pr