Notícia

Inova Unicamp

Incamp abre edital para seleção de empresas

Publicado em 08 outubro 2018

Estão abertas as inscrições para o edital para a seleção de empresas para o programa de incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), em parceria com o Parque Tecnológico e Empresarial Galileo e a Prefeitura Municipal de Paulínia. As empresas selecionadas neste edital poderão ocupar um espaço físico dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp (campus de Campinas), em um ambiente de coworking e receber outros benefícios, como treinamentos e apoio em diversas áreas de atuação e gestão.

A inscrição para participar no edital custa R$350,00. Após a avaliação, as empresas selecionadas poderão participar do programa a uma taxa de R$ 400,00 mensais no primeiro ano de incubação. Não há data de encerramento das inscrições, conforme explica Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incamp: “O edital tem fluxo contínuo, mas nossa previsão é que com as inscrições das primeiras vagas já seja realizada uma banca para iniciar as atividades”, comenta. Assim, as empresas que se inscreverem antes, terão mais chances de serem contempladas com um lugar no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Veja o edital completo em: https://www.incamp.unicamp.br/edital/

Sobre o processo de incubação

Durante o processo de incubação, serão oferecidas reuniões de acompanhamento mensal para o desenvolvimento do modelo de negócios da empresa. Também serão realizados treinamentos em áreas ligadas ao empreendedorismo, como marketing e vendas, além de consultoria com profissionais do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Febraec (Federação Brasileira das Empresas de Consultoria e Treinamento), que são parceiros da Incamp.

Além dessas atividades, as empresas selecionadas também terão orientação nos campos de transferência de tecnologias e propriedade intelectual a fim de aperfeiçoarem sua performance e para fomentar novas ideias e parcerias. Interessados em conhecer mais sobre o programa de incubação da Incamp podem participar do evento “Incamp de Portas abertas”. Na primeira parte, a equipe da incubadora fará uma apresentação da Incamp e do edital de fluxo contínuo para as startups que desejam ingressar no processo de pré-incubação ou incubação na Incamp. Na sequência, o Professor Sérgio Queiroz, que é coordenador adjunto da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), fará a apresentação do Programa PIPE, que apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas em São Paulo.

Data: 16 de outubro

Horário: 10hrs às 12hrs

Local: 1o andar do Prédio do Núcleo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp – Sala Algar

Av. Alan Turing, 776

Sobre a Parceria Unicamp-Paulínia-Galileo

O lançamento deste edital faz parte de um programa conjunto entre Unicamp, Paulínia e Galileo de transferência de conhecimento da gestão de incubadoras e parques da Universidade para os parceiros, de maneira que uma Incubadora de Empresas de Base Tecnológica possa ser operada em parceria com a Universidade na cidade de Paulínia.

“A intensificação das políticas voltadas ao incentivo da inovação e do empreendedorismo em Paulínia formam um marco histórico para cidade. Com o programa “Paulínia Empreendedora”, a prefeitura visa desenvolver no município a cultura do empreendedorismo e transformá-la em uma cidade inteligente e sustentável. O convênio com a Unicamp foi o marco inicial desse processo, e a viabilização desse edital é a primeira ação prática desse novo tempo de inovação para o município”, afirma Rui Rabello, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico de Paulínia.

De acordo com Gilberto Zancaner Brito, diretor do Galileo, a parceria é significativa para Paulínia, pois pode contribuir para a diversificação da economia da cidade, atraindo novas indústrias intensivas em conhecimento e inovação. “Aumentar a capacidade competitiva da cidade e região através da cultura do empreendedorismo e da inovação é a nossa missão. Além de estar preparado para concentrar um conjunto de empresas inovadoras e garantir a competitividade de Paulínia, o Galileo possui proximidade com universidades e centros de pesquisa reconhecidos internacionalmente, como a Unicamp. Essa proximidade proporciona e estimula a sinergia, a troca de conhecimento e a geração de novas tecnologias e negócios. Sem dúvida, o programa de incubação possibilitará o contato diário entre pesquisadores e empresários, constituindo uma rede focada no avanço da inovação e de novos negócios para o desenvolvimento econômico de Paulínia e da região de Campinas. O suporte na avaliação e o acompanhamento das incubadas será fundamental para nós, pois teremos a mentoria da Unicamp”, relata o diretor do Galileo.

Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, explica que a parceria é inovadora, pois é a primeira vez que o Parque da Unicamp e mesmo a Incamp incuba uma outra incubadora. Segundo o diretor, a parceria também é extremamente relevante uma vez que Paulínia é um município muito importante e o Parque Galileo é um empreendimento promissor, muito próximo da Unicamp. “ Trata-se de um significativo papel da Universidade no apoio de outras iniciativas regionais, capacitando para que se amplie o alcance da Unicamp na promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável”, avalia.

Inscreva-se já!