Notícia

FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

Inca presta homenagem póstuma a Ricardo Brentani

Publicado em 05 julho 2012

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) vai realizar no dia 19 de julho, quinta-feira, uma solenidade de homenagem póstuma ao médico, pesquisador e ex-diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) Ricardo Renzo Brentani. A cerimônia, que também celebra o 75º aniversário do Inca, será realizada às 11h, no Auditório Moacyr Santos Silva, 8º andar do prédio-sede do instituto (Praça Cruz Vermelha, 23, Centro, Rio de Janeiro).

Na ocasião, serão palestrantes o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini; o presidente da Academia Nacional de Medicina e presidente do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer, Marcos Moraes; o professor titular de oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Roger Chammas; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães; e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Considerado um dos mais importantes cientistas do Brasil na área de pesquisas oncológicas, Brentani morreu em novembro de 2011, aos 74 anos. Ele teve mais de 300 trabalhos publicados em periódicos importantes, como Nature e Science.

A partir de 1999, liderou um grupo de pesquisadores brasileiros no Projeto Genoma do Câncer Humano. Ele dirigiu durante um longo período o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer de São Paulo e foi o primeiro professor titular da disciplina de oncologia em uma universidade brasileira.

Brentani idealizou e implementou o primeiro curso de pós-graduação em um hospital privado brasileiro, o Hospital do Câncer A.C. Camargo. Além de cientista, era professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, presidente da Fundação Antônio Prudente, que mantém o Hospital A.C. Camargo, e coordenador do Centro Antonio Prudente para Pesquisa e Tratamento do Câncer. Mais informações: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home a serem apresentadas na IV Jornada de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé.

O evento acontecerá de 1º a 5 de outubro, durante a 4ª Semana de Integração Acadêmica do Campus UFRJ-Macaé (4ª SIAMac 2012) e tem o objetivo de apresentar e discutir trabalhos científicos, tecnológicos, artísticos e de extensão desenvolvidos naquele campus e em outras instituições de ensino superior da região norte fluminense. A apresentação de trabalhos é aberta a alunos, bolsistas ou não, do ensino médio, graduação, pós-graduação, envolvidos em atividades de pesquisa, tecnologia, artes e de extensão, sob orientação de professores ou técnicos da UFRJ-Macaé ou de outras instituições de ensino superior. Mais informações: jpe@macae.ufrj.br e http://www.macae.ufrj.br