Notícia

Planeta Universitário

Inauguration of the ICTP-SAIFR Isaias Raw Chair

Publicado em 23 abril 2015

O Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp) realizará, no dia 8 de maio, o evento “Inauguration of the ICTP-SAIFR Isaias Raw Chair: An Informal Discussion with the Scientific Pioneer”. Em seguida a uma breve cerimônia que marcará a inauguração da Cadeira ICTP-SAIFR Isaias Raw, o homenageado falará sobre sua carreira científica.

Isaias Raw é professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi diretor do Instituto Butantan e presidente da Fundação Butantan. Dedicou-se desde os tempos de estudante de Medicina a pesquisas em Bioquímica. Na década de 1970, nos Estados Unidos, em trabalho com o professor Severo Ochoa – ganhador do Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1959 –, isolou uma das enzimas do ciclo de oxidação de ácidos graxos.

De volta ao Brasil, concentrou suas atividades no estudo da mitocôndria, demonstrando pela primeira vez a possibilidade de frações submitocondriais catalisarem fosforilação oxidativa. Descobriu a presença de citocromos b5 e P450 na membrana externa da mitocôndria, tendo estabelecido o papel do citocromo b5 na metemoglobina redutase.

Realizou pesquisas sobre a ação de drogas na indução de citocromos. Foi também pioneiro na investigação de enzimas do metabolismo do T. cruzi. Demonstrou a presença de mRNA no nucléolo.

Raw lançou em 1985, no Instituto Butantan, o Centro de Biotecnologia que desenvolveu e implantou tecnologias modernas para a produção de soros e vacinas, levando o Brasil para níveis internacionais.

O evento, com início às 15h no auditório do IFT, é aberto e os interessados em participar não precisam se registrar.

Mais informações: www.ictp-saifr.org/raw.

Agência FAPESP