Notícia

DCI online

Inaugurado novo navio oceanográfico, Alpha Crucis

Publicado em 31 maio 2012

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nessa quarta, 30, o novo navio oceanográfico brasileiro, Alpha Crucis, comprado em parceria pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Universidade de São Paulo (USP). “Esse é mais um fruto dessa ótima parceria entre a Fapesp e a USP, que, além do Alpha Crucis, também terá o Alpha Delfini, um navio novinho, um pouco menor, que será entregue em breve para aprofundar as nossas pesquisas oceanográficas”, afirmou o governador durante o evento.

O início da operação do Alpha Crucis, no segundo semestre deste ano, aumentará a competitividade da ciência brasileira em oceanografia. Com grande autonomia para permanecer em alto-mar – até 40 dias sem reabastecimento – e capacidade de transportar equipes maiores de pesquisadores e especialistas de várias disciplinas, a embarcação vai incrementar pesquisas no país e facilitar projetos colaborativos entre cientistas no Brasil e em países que realizam estudos no Atlântico Sul, um dos oceanos menos conhecidos do mundo.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, adquiriu o navio (então chamado Moana Wave) da Universidade do Havaí, em 2010, por meio do Programa Equipamentos Multiusuários (EMU), uma das modalidades do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa no Estado, mantido pela  Fundação desde 1995.Aembarcação foi batizada com o nome daestrela que representa São Paulo na bandeira do Brasil. O Instituto Oceanográfico será responsável pela gestão do uso e pela manutenção do navio.