Notícia

A Folha (São Carlos, SP)

Inaugurada sede do Inova, gestor do Parque Eco-Tecnológico Damha

Publicado em 14 dezembro 2008

Será inaugurada nesta sexta-feira, dia 14, a nova sede do Inova, gestor do Parque Eco-Tecnológico Damha, em São Carlos. A "Casa Mário Tolentino" fica localizada na Rua Episcopal, n°1393 atrás da Igreja Catedral, no Centro da cidade e possui uma área de 214m² na parte inferior e 202m² na sua parte superior. A inauguração da sede visa dar maior autonomia para que o Inova possa iniciar seus trabalhos frente ao Parque Eco-Tecnológico Damha. Antigo Cluster de São Carlos, o Inova é uma associação civil de interesse público que congrega 41 empresas de tecnologia e é responsável pela gestão e primeiras atividades empresariais do Parque Eco-Tecnológico do Damha, assim como fazer a interface entre as empresas de base tecnológica associadas e instituições de fomento e desenvolvimento científico/tecnológico através de consultoria, assessoria  ponte de transferência de tecnologia entre o meio acadêmico e o mercado. O evento, a partir das 9h30 contará com a presença de várias personalidades do meio acadêmico e científico nacional, como: Prof. Dr. José Octavio Armani Paschoal (Presidente do Inova), Prof. Dr. Newton Lima Neto (Prefeito Municipal), Dr. Vahan Agopyan (Coordenador do Estado de São Paulo de Ciência e Tecnologia), Prof. Dr. Carlos Paz de Araújo (Presidente da Simetrix), Prof. Dr. Marcos Maca0ri (Unesp), Prof. Dr. Targino de Araújo Filho (UFSCar), Prof. Dr Vanderlei Salvador Bagnato (USP), Dr. Álvaro Macedo (Embrapa), entre outros.

O Inova irá gerir os negócios das empresas a ele associadas. Elas incluem um núcleo de inovação, uma incubadora de empresas, centro comercial e escritórios para serviços de administração, consultoria e comunicação. Em torno dele, serão comercializadas áreas com infra-estrutura completa para instalação de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Com o objetivo de fomentar empreendimentos inovadores, o Inova atuará em áreas estratégicas de desenvolvimento, como materiais, fotônica, microeletrônica, nano-tecnologia, bioenergia, instrumentação, engenharias e 'tecnologia da informação, propondo um modelo de negócios inovador para fomento tecnológico. O maior empreendimento gerido pelo Inova é o Parque Eco-Tecnológico Damha, maior empreendimento do gênero no município e que está localizado na Rodovia São Carlos/ Ribeirão Preto. O Parque possui uma área de um milhão de metros quadrados e faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, com apoio da Fapesp e de parcerias público-privadas. O local do empreendimento é também estratégico. Ao lado do campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e próximo de grandes indústrias, como a Tecumseh e a TAM, o Parque estará também integrado com outros empreendimentos imobiliários e .de lazer do Grupo Encalso Damha, como condomínios residenciais de alto padrão, áreas de preservação ambiental, centro de eventos e um campo oficial de golfe, o único da região.