A manhã do dia 3 de julho na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Unesp em Botucatu, foi dedicada a inaugurações de novas estruturas, em Rubião Júnior e na Fazenda Experimental Lageado.
Inicialmente, foi inaugurado o conjunto de baias para experimentação em equinos do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária. “A área de equinos é muito importante para nossa instituição e essa nova estrutura deve colaborar para que ela continue produzindo pesquisas de qualidade”, comentou o professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, diretor da FMVZ.
O chefe do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, professor Celso Antonio Rodrigues, ressaltou a importância do trabalho coletivo para a realização da obra. “Só alcançamos esse bom resultado por causa do esforço em conjunto”, enfatizou.
Na sequência, foi inaugurado o conjunto de baias para pequenos ruminantes, pertencente ao Departamento de Clínica Veterinária. “Agradeço a todos os funcionários que participaram deste projeto. Acreditamos que a FMVZ como um todo não pode estar dissociada do Hospital”, disse o professor Alexandre Secorun Borges, chefe do Departamento.
O Centro de Esterilização de Materiais Hospitalares do Hospital Veterinário (HV), construído com recursos da Fapesp, foi a próxima estrutura inaugurada. O diretor da FMVZ agradeceu o empenho do atual supervisor do HV, professor Antonio José de Araújo Aguiar, e de seus antecessores nesse empreendimento.
O professor Paes também inaugurou o Centro de Apoio Oncológico, inteiramente construído com recursos da unidade. “A estrutura está pronta. Falta acabarmos de equipar para colocarmos em funcionamento”, esclareceu.
Já na Fazenda Experimental Lageado, as inaugurações tiveram início com o Armazém do Lageado, que vai comercializar produtos oficiais da FMVZ e da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). “É uma iniciativa pioneira no âmbito da Unesp”, afirmou Paes, que agradeceu o apoio da Vunesp e da vice-reitora da Universidade, a professora Marilza Vieira Cunha Rudge, para a iniciativa. O professor João Carlos Cury Saad, diretor da FCA, também falou sobre o projeto. “A loja faz parte de um processo que busca enraizar nossa relação com a Universidade”, assinalou.
Já com a presença da vice-reitora e do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Eduardo Kokobun, foi inaugurado o Aviário II, do Laboratório de Aves do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal. O professor José Roberto Sartori agradeceu à Reitoria por financiar o projeto e à equipe da FMVZ, pelo apoio à proposta. “Para nós, é um dia de júbilo”, comemorou.
A última solenidade da manhã foi a inauguração da Fábrica de Rações da FMVZ. Com 800 m2, as instalações foram construídas dentro dos padrões de controle de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O deputado estadual Fernando Cury saudou a Faculdade pela iniciativa. “Essa conquista coroa o trabalho sério que a FMVZ vem realizando”, afirmou. O diretor da FMVZ traçou um breve histórico do projeto, agradeceu à Reitoria, ao professor Luiz Carlos Vulcano, seu antecessor no cargo, e aos servidores que trabalharam nesse projeto, especialmente o zootecnista André Michel de Castillos.
João Cury Neto, prefeito de Botucatu, mencionou a importância da Fábrica para a geração de receita para a Faculdade. “Vamos entrar com recursos para apoiar a Fábrica e, em contrapartida, teremos o apoio de vocês no fornecimento de ração para o nosso canil de Botucatu”, declarou.
A professora Marilza também parabenizou a FMVZ. “Considero essa iniciativa extremamente importante para nossa Universidade”, acentuou. Após o descerramento da placa, o zootecnista André Michel de Castillos guiou os presentes numa visita à Fábrica.