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Impressão de alimentos em 3D está mais perto da realidade (52 notícias)

Publicado em 18 de novembro de 2020

A tecnologia de impressão 3D de alimentos caminha em passos largos – e um desses passos está sendo dado a partir de Piracicaba, onde pesquisadores vêm trabalhando com sucesso a impressão utilizando novos ingredientes, como chocolate, pudim e macarrão.

Realizada em parceria com grupos da França, no Brasil a pesquisa é realizada pelo Grupo de Estudos em Engenharia de Processos (Ge²P), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), de Piracicaba. Se a impressão de alimentos mais complexos, como frutas e carnes, por exemplo, ainda está, segundo especialistas, a algumas décadas de distância, o projeto desse grupo já é capaz de imprimir os alimentos já citados: pudins, massas e chocolates são impressos em questão de minutos.

“Através dessa tecnologia é possível obter alimentos com características específicas, como formatos, sabores, cores e composições, que podem ser tanto interessantes e divertidos, como úteis em situações como para alimentação de crianças, idosos ou enfermos, considerando características nutricionais e de textura específicos para cada necessidade”, explica Pedro Esteves Duarte Augusto, professor e coordenador do grupo.

Para ele, a impressão 3D irá criar o ‘alimento do futuro‘, e poderá ser uma arma transformadora no combate à fome em todo o planeta. O projeto nasceu com dois pesquisadores franceses que procuraram o grupo aqui no Brasil para uma parceria. Os cientistas da USP já possuíam experiência com o desenvolvimento de ingredientes à base de amido, por exemplo, em forma de gel.

“Juntando a experiência de todos os envolvidos, conseguimos obter géis com melhor qualidade de impressão, resultando em alimentos com melhor forma, definição e textura, todos parâmetros essenciais para a aceitabilidade do produto”, afirma uma das pesquisadoras.

Apesar de ainda ser uma tecnologia em desenvolvimento, especialista acreditam que em poucos anos a impressão 3D de alimentos está disponível em alguma forma no mercado.

Fonte: Hypeness