As pessoas preferem estar à sombra das árvores nos dias de sol pleno. Isso é um fato. Se andarmos pelas ruas da cidade, perceberemos que à medida que nos aproximamos das árvores o calor diminui e a sensação de bem-estar aumenta. Este efeito não é causado apenas por causa da sombra, mas também pelas características específicas das árvores. O sombreamento é um dos fatores que mais influencia no controle do clima de cidades como Campinas. Contudo, as árvores trazem outros benefícios microclimáticos nos quais podemos destacar a evapotranspiração e controle dos ventos.
O comentário é da arquiteta e urbanista Loyde Vieira de Abreu-Harbich, doutora pesquisadora colaboradora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC-Unicamp) e Universidade de Freiburg (Uni-Freiburg), na Alemanha. A evapotranspiracão, segundo Loyde, é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração, à medida que os estômatos das folhas abrem e fecham. “Este controle microclimático depende da umidade do ar e da penetração do vento na copa das árvores levando o ar resfriado para as imediações.” Uma árvore isolada da espécie jambolão atenua a radiação solar em 89%, transpira 100 litros de água/ dia e reduz 20% de temperatura do ar à sombra, por exemplo. “As horas confortáveis proporcionadas à sombra é de 3 horas do dia e ao redor é de 2 horas.
Loyde conta que esse efeito pode ser aumentado quando as árvores estão agrupadas. A composição paisagística com árvores pode ampliar as sensações de conforto na cidade. “Proporcionar condições adequadas de conforto térmico ao ar livre é um passo importante para alcançar a sustentabilidade em espaços urbanos”, afirma. Este estudo foi realizado em sua dissertação, em 2008, e tese de doutorado, em 2012, orientado pela professora Lucila Labaki (FECUnicamp) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal P de Nível Superior (Capes).