Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Impacto de políticas de ciência, tecnologia e inovação é tema de evento

Publicado em 13 outubro 2010

Por Simone Pallone

Especialistas e interessados no tema de avaliação de impacto de programas e atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) e de programas sociais estarão reunidos nos dias 18 e 19 de novembro, no Simpósio Internacional Fronteiras da Avaliação, em Campinas. O evento tem como objetivo discutir os desafios metodológicos e analíticos da área, além de apresentar experiências nacionais e internacionais recentes, visando à ampliação e difusão do conhecimento nesta temática. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento até o dia 16 de novembro. O número de vagas é limitado.

Nas últimas décadas tem sido intenso o apoio às atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação, resultando em avanços significativos para a sociedade. No entanto, os investimentos realizados e as estratégias adotadas precisam ser constantemente monitorados e avaliados, de modo a refletir a sua efetividade, propor possíveis ajustes e delinear novos processos para o avanço do setor. É nesse contexto que se insere o evento organizado pelo Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi/DPCT/IG/Unicamp), que desde sua a fundação, em 1995, tem como competência central os campos do planejamento e da gestão em C,T&I.

O tema da Avaliação encontra-se em expansão no cenário internacional, tanto sob perspectiva teórica quanto prática, com a constituição de associações voltadas exclusivamente para o tema na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, embora ainda não exista um órgão especial para tratar do tema, muitas experiências têm sido implantadas desde a década de 1990. Algumas dessas experiências serão apresentadas durante o simpósio, tais como a avaliação dos programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, e o dos Fundos Setoriais do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Farão parte das discussões especialistas como Charles Wessner (Academia Nacional de Ciências, dos EUA), Laurent Bach, do Bureau de Teoria Econômica e Aplicada (Beta, Universidade de Estrasburgo, França), Susan Cozzens, do Centro de Tecnologia e Políticas de Avaliação (Instituto de Tecnologia de Georgia - Georgia Tech), Fernanda De Negri, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, entre outros.

Apoiam o evento a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo (FEA/USP), a Escola de Economia de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que têm sido importantes parceiros e impulsionadores da atividade no Brasil, com o objetivo de aperfeiçoarem os instrumentos e as estratégias de apoio ao setor.

Serviço

Evento: Simpósio Internacional Fronteiras da Avaliação

Data: 18 e 19 de novembro

Horário: Dia 18, das 9 às 18 horas e dia 19, das 8h30 às 17h30

Local: Royal Palm Tower Hotel - Campinas

Rua Boaventura do Amaral, 1274 - Centro

Informações e inscrições: http://www.ige.unicamp.br/fronteiras/, pelo e-mail geopi@ige.unicamp.br ou telefones 19-3521-2491, 4597, 5124.